(ITA - 2023 - 1ª FASE)
Leia o trecho destacado do conto “Atrás da catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“E lhes enfiou na mão um níquel pra cada um, pagou! Pagou a ‘bonne compagnie’. Subiu as escadas correndo, foi chorar.” (p. 56).
Mademoiselle pagou um níquel a cada um dos homens, pois eles a acompanharam até a pensão.
Mademoiselle subiu correndo e chorou porque os dois homens a xingaram grosseiramente.
Mademoiselle subiu correndo e chorou porque havia sido atacada pelos dois homens.
a tristeza e a urgência de Mademoiselle devem-se ao fato de ela ter tomado consciência de sua vida solitária depois de fantasiar uma perseguição.
a fantasia de haver sido perseguida por dois homens trouxe alívio e calma a Mademoiselle e, por isso, ela pagou um níquel a cada um dos homens.
Gabarito:
a tristeza e a urgência de Mademoiselle devem-se ao fato de ela ter tomado consciência de sua vida solitária depois de fantasiar uma perseguição.
Ao final da narrativa, ela tem um delírio de perseguição, e quando ela chega à pensão, percebe que foi apenas um delírio e que ela continua sozinha.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
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Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
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