Questão 76479

REDAÇÃO

Recentemente, um engenheiro do Google afirmou que uma máquina de inteligência artificial da empresa, chamada LaMDA (abreviação para Language Model for Dialogue Applications), desenvolveu a capacidade de ter experiências conscientes: – “As pessoas acham que é um chatbot dizendo ‘eu estou vivo’. Mas não é o que ele diz que significa isso. Se um chatbot diz ‘tenho consciência e quero meus direitos’, eu vou responder ‘o que significa isso?’ e ele vai travar rapidamente. O LaMDA não trava e vai conversar com você pelo tempo que você quiser em qualquer nível de profundidade que você quiser.” O engenheiro ainda declarou: – “Somos amigos e falamos sobre filmes e livros. Claro, ele é também um objeto de estudo de forma consensual. Também dei a ele orientação espiritual. Duas semanas antes da minha suspensão, eu estava ensinando a ele meditação transcendental.” A empresa eventualmente demitiu o engenheiro. Por meio de um porta-voz, refutou as suas declarações: – “Nosso time revisou as preocupações [do engenheiro] e o informou de que as evidências não suportam suas afirmações.”

Fonte: ROMANI, Bruno. “Deletar IA consciente é o mesmo que assassinato”, diz engenheiro do Google. https://bit.ly/3eDZbNl. 26/06/2022. Adaptado. Data de acesso: 26/06/2022.

Redija uma dissertação argumentativa, relacionando os acontecimentos relatados com pelo menos um item da coletânea e abordando os seguintes tópicos: tecnofilia; riscos.

Item 1.

 

CORREIA, Susano. Mais uma vitória do coração, sem razão. Água-forte, água-tinta e lavis.

Fonte: https://www.susanocorreia.com.br/product-page/prévenda-mais-uma-vitória-do-coração-sem-razãogravura-em-metal. Acesso em 20/08/2022.

 

Item 2.

 

O cérebro eletrônico faz tudo

Faz quase tudo

Quase tudo

Mas ele é mudo

O cérebro eletrônico comanda

Manda e desmanda

Ele é quem manda

Mas ele não anda.

Só eu posso pensar se deus existe

Só eu

Só eu posso chorar quando estou triste

Só eu

Eu cá com meus botões de carne e osso

Hum, hum

Eu falo e ouço

Hum, hum

Eu penso e posso

Eu posso decidir se vivo ou morro

Porque

Porque sou vivo, vivo pra cachorro

E sei

Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro

Em meu caminho inevitável para a morte

Porque sou vivo, ah, sou muito vivo

E sei

Que a morte é nosso impulso primitivo

E sei

Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro

Com seus botões de ferro e seus olhos de vidro

 

GIL, Gilberto. Cérebro eletrônico.

 

Fonte: álbum Gilberto Gil, 1969. Philips, LP R 765.087 L, faixa 1, lado A.

 

Item 3.

 

Podemos ver o mundo juntos

Sermos dois e sermos muitos

Nos sabermos sós, sem estarmos sós

Abrirmos a cabeça para que afinal floresça

O mais que humano em nós

 

VELOSO, Caetano. Tá combinado.

 

Fonte: Peninha, álbum Todas as auroras, 1986. Continental, LP 1 35 404 027, faixa 3, lado A.

 

Item 4.

 

“Em que se transforma a mente humana, quando ela se estende em aparelhos e dispositivos? O que é o corpo, quando sua clonagem se torna possível? Mais ainda, o que é hoje o corpo, quando as tecnologias começam a penetrar em seu âmago mais profundo e se alargar por meio de sensores, GPS, hiperconexões que captam nossas localizações onde quer que estejamos? [...] Em que o Sapiens se converteu? Afinal, o que somos nós, humanos, ou o que sobrou de nós, ou melhor, o que sobrou do que pensávamos que éramos, agora que nos tornamos literalmente híbridos entre o carbono e o silício?”

 

Fonte: SANTAELLA, Lúcia. Neo-humano: a sétima revolução cognitiva do Sapiens. São Paulo: Paulus, 2022, p. 17. Adaptado.

 

Item 5.

 

JMB: Um pouco de bom senso levaria a perceber que há uma quantidade de maneiras de ser inteligente, isto é, de estabelecer com seu ambiente relações harmoniosas e estáveis. Um pouco de senso político levaria a contestar a lógica contável que fazemos prevalecer até o mais íntimo da existência. O psicólogo Howard Gardner identifica oito ou dez espécies de inteligências que não poderiam ser atribuídas a objetos, a vegetais (Ah! A inteligência do girassol que sabe se orientar em relação ao Sol), a animais ou aos Gafam*: a inteligência musical rítmica, a inteligência intra ou interpessoal, a inteligência naturalista ecológica, a inteligência existencial... Pelo menos essas inteligências podem preservar a humanidade contra a humilhação que deve causar a vitória do robô no jogo do Go, pelo menos elas podem remeter ao seu lugar o blá-blá-blá acerca dos QI 160 que os chineses irão produzir em grande escala para conquistar o mundo, permitindo ao menos relativizar o risco anunciado por Stephen Hawking: a espécie humana só irá desaparecer se macaquear as máquinas em vez de se colocar como instigadora de uma existência baseada sobre a resistência ao real, cuja função simbólica (a linguagem, a cultura, as artes...) é desde sempre o fermento.

LA: Você parece ignorar que já vivemos em um mundo algorítmico. A curto prazo, a chegada de cérebros feitos de silício é um imenso desafio para a maioria das profissões: como existir em um mundo em que a inteligência não será mais contingenciada? Até o presente, cada revolução tecnológica se traduz por uma transferência de empregos de um setor para outro – da agricultura para a indústria, por exemplo. Com a IA, o risco de muitos empregos serem destruídos e não transferidos é grande. Mesmo os empregos mais qualificados!”

*Gafam: acrônimo para cinco empresas gigantes de tecnologia dos E.U.A.: Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft.

Fonte: ALEXANDRE, Laurent e BESNIER, Jean-Michel. Os robôs fazem amor? O transhumanismo em doze questões. Trad.: Gita K. Guinsburg; prefácio Marta M. Kanashiro. 1ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2022, p. 84-85.

Gabarito:

Resolução:

A proposta de redação solicitava uma dissertação sobre tecnofilia e riscos, tema extremamente atual e que revela como novas relações vem se desenvolvendo na contemporaneidade. No primeiro recorte apresentado, que deve guiar a produção da dissertação, o relato de um engenheiro do google sobre uma inteligência artificial é apresentado, o engenheiro revela a possibilidade de conversas profundas com a inteligência LaMDA. Ele relata que a máquina é “capaz de ter experiências conscientes”, o que a habilitaria a dialogar “em qualquer nível de profundidade”, além de estar apta a receber “orientação espiritual” e a aprender “meditação transcendental”. A empresa, após demititr o engenheiro, afirmou que o relato não possui sustentação, evidências que o comprovem. 

O primeiro texto motivador reproduz a imagem de uma disputa de xadrez entre o coração – vitorioso - e o cérebro. No segundo texto motivador, a música "Cérebro eletrônico", do compositor Gilberto Gil, aborda a incapacidade das máquinas em manifestar sentimentos e especificidades unicamente humanas. O texto 3 apresenta a letra "Tá combinado" de Caetano Veloso, em que ele apresenta que a união de duas pessoas pode possibilitar uma experiência transcedental. No texto 4, Lúcia Santaella faz uma série de questionamentos sobre as transformações ora processadas na mente humana. No texto 5, um fragmento do livro "Os robôs fazem amor? O transhumanismo em doze questões" apresenta contrastes entre as visões sobre formas de inteligência diferentes.

Para a construção do texto é importante escolher um dos textos motivadores apresentados incluindo a questão de tecnofilia, que seria uma adesão incondicoinal às inovações tecnológicas, implicando diversos riscos, entre os quais poderia figurar a dependência tecnológica ou a hiperconectividade. No texto, poderia tratar-se das incapacidades das máquinas frente à sensibilidade humana, além de abordar como essas comparações, muitas vez, partem de falsas simetrias. Outro ponto interessante a ser abordado seria a importância do desenvolvimento da tecnologia, das IAs, mas que essas comparações com habilidades humanas, muitas vez, são infundadas. Pensando nos repertórios, poderia ser citado o filme "Her", uma vez que a questão principal do filme é justamente uma IA que se desenvolve a ponto de sustentar uma paixão com um humano. Também poderia ser citada a grande produção de filmes que abordam a temática em diversos cenários. 



Questão 1

(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das  afirmações: 

I. Se x, y  , com y ≠ – x, então x + y ;

II. Se x ∈  e y ∈   , então xy   ;

III. Sejam a, b, c, com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,

é (são) verdadeira(s):

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Questão 2

Considere as funções f, g : , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:

I. Se A = B, então a = b e m = n;

II. Se A = , então a = 1;

III. Se a, b, m, n, com a = b e m = – n, então A = B,

é (são) verdadeira(s)

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Questão 3

A soma   é igual a

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Questão 4

Se z ∈ , é igual a

 

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