(UENP) Sobre a relação entre senso comum e conhecimento científico, considere as afirmativas a seguir.
I. A Sociologia, como representante do conhecimento científico, permite a desnaturalização dos fenômenos sociais nas formas apresentadas pelo senso comum.
II. Enquanto o senso comum está submetido à experiência e às aparências, a validade do conhecimento científico está submetida aos dados, metodologicamente conquistados.
III. O preconceito racial é um exemplo de senso comum, cabendo às ciências sociais compreender seus mecanismos sociais de funcionamento.
IV. O senso comum é um elemento da cultura de uma sociedade e, portanto, não está acessível para a análise do conhecimento científico.
Assinale a alternativa correta.
Ver questão
(UENP - 2020)
Leia o texto a seguir.
O fundamentalismo sempre existiu nas tradições religiosas. Consiste em interpretar literalmente o texto sagrado, sem contextualizá-lo, e extrair deduções alegóricas e subjetivas como única verdade universalmente válida. Para o fundamentalista, a letra da lei vale mais que o Espírito de Deus. [...].
Todo fundamentalista é um ‘altruísta’. Está tão convencido de que só ele enxerga a verdade que trata de forçar os demais a aceitar o seu ponto de vista... ‘para o bem deles’!
Há muitos fundamentalismos em voga, desde o religioso, que confessionaliza a política, ao líder político que se julga revestido de missão divina. Eles geram fanáticos e intolerantes.
Uma das melhores conquistas da modernidade é a separação entre a Igreja e o Estado. Nada de papas coroando reis, como na Idade Média, ou presidentes consagrando a nação ao Imaculado Coração de Maria, como fez Bolsonaro no Planalto, dia 21 de maio.
(BETTO, Frei. Uma das melhores conquistas da modernidade é a separação entre a Igreja e o Estado. O Globo. Sociedade. 25/05/2019. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/uma-das-melhores-conquistas-da-modernidade-a-separacaoentre-igreja-o-estado-23692272>. Acesso em: 12 set. 2019.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre Estado e sociedade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Considerando os tipos de Estado, o Brasil é classificado, segundo a Constituição Federal de 1988, como Estado católico, uma vez que a Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento do país e, ainda hoje, grande parte da população é de religião católica.
( ) Segundo o texto, a influência da(s) religião(ões) na política é uma ameaça à cidadania, uma vez que esta pressupõe o princípio da igualdade.
( ) Weber analisa o Estado moderno como um exemplo de dominação legal, com administração burocrática, ou seja, aquela que afasta elementos irracionais das suas atividades, como as relações religiosas, por exemplo.
( ) A presença oficial de feriados do calendário religioso católico no calendário civil brasileiro é um exemplo de que os argumentos do autor do texto estão equivocados.
( ) No Brasil, o mito da “democracia racial” é um dos responsáveis pela discriminação de negros e indígenas, bem como de suas manifestações religiosas, e tende a ser agravado pelo fundamentalismo religioso na política.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Ver questão