(Ueg 2017) Analise as imagens a seguir.
As duas fotografias representam dois momentos de reação de civis ao poder militar, sendo que
na Turquia tratou-se de um movimento popular e laico que foi responsável pela queda da ditadura islâmica vigente no país.
em ambos os países, a mobilização popular foi bem sucedida, uma vez que se conseguiu a abertura política.
na China tratou-se de um movimento estudantil que lutava por abertura democrática e foi reprimido pelo governo no Massacre da Praça da Paz Celestial.
em ambos os países, a mobilização popular foi derrotada pela reação institucionalizada dos governos autoritários comunista e islâmico.
nenhum dos dois países recebeu o apoio da opinião pública internacional, já que se tratava de rebeliões contra governos legitimamente estabelecidos.
Gabarito:
na China tratou-se de um movimento estudantil que lutava por abertura democrática e foi reprimido pelo governo no Massacre da Praça da Paz Celestial.
As duas fotografias representam dois momentos de reação de civis ao poder militar, sendo que
na Turquia tratou-se de um movimento popular e laico que foi responsável pela queda da ditadura islâmica vigente no país. Comentário: alternativa incorreta porque o movimento popular na Turquia não representou a queda da ditadura islâmica, mas o fim da tentativa de um golpe militar no país.
em ambos os países, a mobilização popular foi bem sucedida, uma vez que se conseguiu a abertura política. Comentário: alternativa incorreta porque o desfecho das mobilizações populares tanto na China quanto na Turquia se configuraram de formas diferentes. Na China, a mobilização popular fracassou, sendo comprovado a permanência do regime comunista ditatorial. Na Turquia, a mobilização popular representou a garantia da manutenção do governo vigente, mas não representou um processo de abertura política.
na China tratou-se de um movimento estudantil que lutava por abertura democrática e foi reprimido pelo governo no Massacre da Praça da Paz Celestial.Comentário: alternativa correta. A própria afirmativa representa coerentemente o significado do movimento popular na China.
em ambos os países, a mobilização popular foi derrotada pela reação institucionalizada dos governos autoritários comunista e islâmico. Comentário: alternativa incorreta. Na China, a mobilização popular foi derrotada pela reação institucionalizada pelo governo autoritário vigente. Contudo, a mobilização popular na Turquia representou o apoio ao regime vigente.
nenhum dos dois países recebeu o apoio da opinião pública internacional, já que se tratava de rebeliões contra governos legitimamente estabelecidos. Comentário: alternativa incorreta. Ambos os movimentos populares receberam uma notoriedade internacional. Cada um representava uma especificidade.Na China tratou-se de um movimento estudantil que lutava por abertura democrática. Diferentemente, na Turquia representou o fim da tentativa de um golpe militar no país.
(Ueg 2017)
Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
(UEG - 2015)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
Ver questão
(Ueg 2015)
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente
Ver questão
(UEG - 2016)
Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra
Ver questão