Questão 13141

(Ufes 2006) No período monárquico brasileiro, foram introduzidas inovações representativas de progresso da época, por exemplo:

1852 - primeiros serviços de bondes urbanos, movidos por tração animal;
1852 - início da utilização do telégrafo;
1853 - início da navegação de cabotagem, por navios a vapor;
1854 - iluminação urbana a gás, no Rio de Janeiro;
1854 - inauguração do transporte ferroviário, por energia a vapor;
1862 - modernização dos bondes urbanos, movidos por locomotivas a vapor;
1874 - conexão entre Brasil e Europa, por cabo telegráfico submarino;
1877 - funcionamento das primeiras linhas telefônicas urbanas;
1877 - início da industrialização do açúcar, por meio de usinas;
1879 - iluminação elétrica, na Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II;
1883 - geração de energia termoelétrica, em Campos dos Goytacazes-RJ;
1883 - geração de energia hidrelétrica, em Diamantina-MG;
1885 - inauguração da Estrada de Ferro do Corcovado, para fins turísticos.

Mesmo assim, o movimento republicano caracterizava a monarquia como símbolo do atraso, apresentando-se como alternativa de progresso. Acerca da crise do Império, que culminou com a proclamação da República, é INCORRETO afirmar que:

A

os fatores políticos, a exemplo das questões religiosa, militar e abolicionista, destacando-se a promulgação da Lei Áurea, predominaram nessa crise.

B

a expansão do café, a industrialização, a imigração e o trabalho livre propiciaram transformações sociais a partir de 1870, incluindo novos anseios de participação política.

C

o movimento republicano defendia inovações políticas condizentes com o federalismo, o liberalismo e a democracia, contra a monarquia considerada centralizadora e oligárquica.

D

a política econômica do governo monárquico, regulamentada pelas Tarifas Alves Branco, desencadeou o processo de endividamento externo com repercussões sobre as inovações tecnológicas.

E

a proclamação da República foi influenciada pelo Positivismo, movimento difundido, sobretudo, nas Academias Militares, que propugnava a República como forma superior de organização política, capaz de conduzir o país ao progresso.

Gabarito:

a política econômica do governo monárquico, regulamentada pelas Tarifas Alves Branco, desencadeou o processo de endividamento externo com repercussões sobre as inovações tecnológicas.



Resolução:

d) a política econômica do governo monárquico, regulamentada pelas Tarifas Alves Branco, desencadeou o processo de endividamento externo com repercussões sobre as inovações tecnológicas.

Incorreta. A Tarifa Alves Branco não causou o endividamento do Brasil, pois ela determinava taxas sobre produtos importados para estimular a produção local. Ademais ela foi revogada em 1860



Questão 2741

(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil

Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:

Ver questão

Questão 5105

(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do  planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente: 

Ver questão

Questão 5323

(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por 

y(t) = A . cos(ω . t).

 

O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem. 

Ver questão

Questão 5960

(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo.  Este ângulo mede:

Ver questão