Questão 13474

(UFPA - 2016) A imagem abaixo se refere à cena de Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, na qual aparece a figura de um operário em cima de uma engrenagem.

A cena do filme de Chaplin (1936) é muito emblemática por estar associada às novas condições de vida advindas da

A

Revolução Francesa, que impunha aos camponeses uma carga de trabalho muito pesada, obrigando-os a limpar as engrenagens que moviam os relógios públicos.

B

Revolução Americana, que transformou os colonos ingleses em operários das grandes indústrias metalúrgicas instaladas no oeste dos Estados Unidos.

C

Revolução Inglesa, que determinou aos operários na Grã-Bretanha o uso de uniformes no espaço da fábrica, de modo a evitar acidentes de trabalho.

D

Revolução Russa, que impôs aos trabalhadores das fábricas automotivas uma carga de trabalho superior a 12 horas por dia, sobretudo durante o verão europeu.

E

Revolução Industrial, que na organização industrial impunha aos trabalhadores longas horas de trabalho, dedicadas a mesma tarefa na linha de produção.

Gabarito:

Revolução Industrial, que na organização industrial impunha aos trabalhadores longas horas de trabalho, dedicadas a mesma tarefa na linha de produção.



Resolução:



Questão 1901

(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.

Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que

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Questão 2476

(UFPA)

Há no período uma oração subordinada adjetiva:

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Questão 2681

(Ufpa 2012)  “CREPUSCULAR”

 

Há no ambiente um murmúrio de queixume,
De desejos de amor, dais comprimidos...
Uma ternura esparsa de balidos,
Sente-se esmorecer como um perfume.
 
As madressilvas murcham nos silvados
E o aroma que exalam pelo espaço,
Tem delíquios de gozo e de cansaço,
Nervosos, femininos, delicados.
 
Sentem-se espasmos, agonias dave,
Inapreensíveis, mínimas, serenas...
Tenho entre as mãos as tuas mãos pequenas,
O meu olhar no teu olhar suave.
 
As tuas mãos tão brancas danemia...
Os teus olhos tão meigos de tristeza...
É este enlanguescer da natureza,
Este vago sofrer do fim do dia.

 

Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.

 

É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:

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Questão 7796

(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:

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