(Ifsp 2013) A partir dos anos de 1990, o fim do mundo bipolar e da Guerra Fria significou a criação de uma nova ordem que pode ser definida como multipolar. Esta nova ordem
significou a eliminação automática dos atritos geopolíticos entre as nações.
promoveu a retomada das divergências ideológicas entre a Europa e os Estados Unidos.
fez surgir vários centros de poder político e econômico no cenário mundial.
somou novas lideranças políticas às duas antigas: Estados Unidos e Reino Unido.
impediu que países do Sul ascendessem economicamente à condição de emergentes.
Gabarito:
fez surgir vários centros de poder político e econômico no cenário mundial.
(INCORRETA) (A) significou a eliminação automática dos atritos geopolíticos entre as nações.
O fim da guerra fria não eliminou automaticamente os atritos entre os países. Pelo contrário, ao fim da Guerra Fria, ocorreu diversos conflitos no leste europeu. Principalmente nos Balcãs, a desintegração Iugoslávia. Além de conflitos no Kosovo, Crimeia, Georgia.
(INCORRETA) (B)promoveu a retomada das divergências ideológicas entre a Europa e os Estados Unidos.
EUA e Europa nunca estiveram tão próximos. Principalmente após a queda do Muro de Berlim.
(CORRETA) (C)fez surgir vários centros de poder político e econômico no cenário mundial.
Exatamente, como China, União Europeia, Japão, Índia, Brasil.
(INCORRETA) (D)somou novas lideranças políticas às duas antigas: Estados Unidos e Reino Unido.
Como a questão acima comenta, criou-se diversos centros de poder.
(INCORRETA)(E)impediu que países do Sul ascendessem economicamente à condição de emergentes.
Pelo contrário, principalmente durante este período que países sul se ascenderam. Como o Brasil, Chile, Coreia do Sul e os tigres asiáticos.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
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(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
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(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
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(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
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