Questão 14602

(UFSJ - 2012)

Sobre o princípio básico da filosofia pré-socrática, é CORRETO afirmar que

A

Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas.

B

Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.

C

Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos.

D

Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.

Gabarito:

Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas.



Resolução:

a) Correta. Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas.
Os filósofos pré-socráticos buscavam uma explicação sistemática e racional para a origem da vida e do mundo. Cada um deles construiu uma noção diferente da physis para determinar qual o princípio eterno e imutável que estava na origem da natureza e suas transformações. Tales dizia que a arché era a água ou o úmido.

 

b) Incorreta. Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.
Anaximandro, discípulo de Tales e outro filósofo da Escola Jônica, concebeu uma teoria sobre o princípio do mundo a partir do ápeiron, termo que designa algo infinito, imortal e indefinível. Esse "algo" seria as relações eternas de geração e corrupção, uma união de opostos que seria anterior ao próprio universo. Quando as coisas morrem e se desintegram, retornariam para o ápeiron.

c) Incorreta. Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam e concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos.
Anaxímenes de Mileto, filosofo da Escola Jônica, dizia que era o ar ou o frio.

d) Incorreta. Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.
Heráclito afirmava o movimento e a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, que o fogo era o princípio do mundo.



Questão 6371

(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão  é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a

Ver questão

Questão 6939

(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e  , é CORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 10320

(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE

Ver questão

Questão 10802

(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a

Ver questão