(UFSJ - 2012)
Sobre a questão do conhecimento na filosofia kantiana, é CORRETO afirmar que
o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
para conhecer, é preciso se lançar ao exercício do pensar conceitos concretos.
as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Critica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente.
o registro mais contundente acerca do conhecimento se faz a partir da distinção de dois juízos, a saber: juízo analítico e juízo sintético ou juízo de elucidação.
Gabarito:
o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
a) Correta. o ato de conhecer se distingue em duas formas básicas: conhecimento empírico e conhecimento puro.
Kant distingue duas formas de conhecimento, a saber: o conhecimento empírico, ou a posteriori, e o conhecimento puro, ou a priori. O conhecimento empírico é aquele obtido através da experiência sensível e não pode ser desvinculado das impressões sensíveis. Na afirmação, “a parede é branca”, o conhecimento específico sobre a percepção sensível daquele fenômeno expõe um conhecimento que é pontual, isto é, contingente e particular – característica própria dos conhecimentos sintéticos a posteriori. Já o conhecimento puro é aquele obtido através unicamente de uma atividade intelectual sem qualquer influência da experiência sensível. Na afirmação, “todo corpo é extenso”, o conhecimento específico não depende de qualquer maneira do conhecimento sensível, pois o conceito de corpo pressupõe o conceito de extensão de tal modo que um é simplesmente impensável sem o outro – todavia, o conhecimento contido na tal afirmação é tautológico, ou seja, é um juízo analítico e os juízos deste tipo não são interessantes para a ciência, pois não enriquecem o conhecimento. Os únicos juízos que enriquecem o conhecimento são juízos sintéticos a priori através dos quais o predicado anunciado é unido ao conceito do sujeito de maneira universal e necessária como, por exemplo, no juízo, “todos os corpos se movimentam”.
b) Incorreta. para conhecer, é preciso se lançar ao exercício do pensar conceitos concretos.
Pensar conceitos concretos é insuficiente para obter conhecimento e explicar a teoria epistemológica kantiana.
c) Incorreta. as formas distintas de conhecimento, descritas na obra Critica da razão pura, são denominadas, respectivamente, juízo universal e juízo necessário e suficiente.
Não são esses os juízos distinguidos por Kant, a universalidade e a necessidade são apenas condições que um conhecimento deve observar.
d) Incorreta. o registro mais contundente acerca do conhecimento se faz a partir da distinção de dois juízos, a saber: juízo analítico e juízo sintético ou juízo de elucidação.
Tal distinção não é o registro mais contundente acerca do conhecimento e, sim, o juízo sintético a priori. Além disso, não existe juízo de elucidação.
(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a
Ver questão
(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e , é CORRETO afirmar que
Ver questão(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE
Ver questão
(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a
Ver questão