(UFES 2007) Animais e plantas que se originam de outras comunidades e invadem um novo ambiente passam a interagir com os organismos que pertencem à comunidade local, estabelecendo uma nova rede de interações ecológicas. Muitos animais e plantas provenientes de diversos continentes, que invadiram recentemente o espaço urbano brasileiro, estão em harmonia com as condições locais. Em relação às espécies nativas do ecossistema urbano brasileiro, essas espécies exóticas são necessariamente consideradas:
Gabarito:
co-adaptadas.
Resolução:
Quando dois organismos diferentes, de ambientes diferentes, desenvolvem um adaptação reciproca,são consideradas co-adaptados. Outro exemplo são espécies de formigas que se alimentam de um liquido adocicado produzido pela larvas de uma espécie de borboleta, e em troca, fornecem proteção contra vespas e moscas que predariam as larvas. As outras alternativas estão erradas pois:
b) Co-evolução: quando espécies com relacionamentos ecológicos muito próximos passam por uma evolução simultânea. O melhor exemplo disso são as as estruturas florais de plantas e seus respectivos polinizadores, na maioria das vezes insetos.
c) Termo colocado apenas para confundir;
d) Convergência em evolução é quando uma característica semelhante evolui independentemente em duas espécies, não sendo encontrado no ancestral comum delas.
e) Co dominância é um termo utilizado em Genética para dizer não existe dominância entre alelos de um gene!
(UFES-2002) Em meio a opiniões favoráveis ou contrárias aos estrangeirismos, o uso de palavras de outras línguas, como se observa na tirinha abaixo, é corrente no português do Brasil
Assinale a alternativa que NÃO contém estrangeirismo:
Ver questão(Ufes 1999) Um asteroide de massa igual a 5×1010 toneladas se aproxima de um planeta de massa igual a 1024 kg, com uma velocidade de 100km/s medida no referencial do planeta. Se o choque é perfeitamente inelástico, a energia liberada pela colisão é, aproximadamente:
Ver questão
(UFES 1999) Uma partícula pontual realiza, na vertical, um movimento harmônico simples (MHS), dado por
y(t) = A . cos(ω . t).
O plano de oscilação da partícula é perpendicular ao eixo principal (eixo x) de um espelho esférico côncavo Gaussiano e está a uma distância do vértice igual a três
vezes a distância focal do espelho. Determine a freqüência angular de oscilação da imagem da partícula; a amplitude de oscilação da imagem; a diferença de fase Δφ entre o movimento de oscilação da partícula e o da sua imagem.
(UFES - 1982) O triplo do complemento de um ângulo é igual à terça parte do suplemento deste ângulo. Este ângulo mede:
Ver questão