Questão 16972

(UEMG 2014) Um homem levou uma pessoa a um hospital, pedindo socorro urgente e alegando que tal pessoa havia sido mordida por uma cobra. O médico pediu-lhe, então, que descrevesse a cobra que havia causado o acidente, e o homem fez o seguinte desenho, com algumas das características da cabeça da cobra:

Para salvar a vida do paciente, o procedimento imediato adotado pelo médico, após ver o desenho, deveria ser

A

receitar antibióticos para combater as infecções bacterianas provocadas pela mordida da cobra.
 

B

encaminhar o paciente a um posto de vacinação para que lhe fosse aplicada uma vacina específica.
 

C

aplicar soro antiofídico, porque se trata, com certeza, de uma cobra peçonhenta.
 

D

receitar medicamentos antialérgicos para combater possíveis reações provocadas pela mordida da cobra.

 

Gabarito:

aplicar soro antiofídico, porque se trata, com certeza, de uma cobra peçonhenta.
 



Resolução:

  1. receitar antibióticos para combater as infecções bacterianas provocadas pela mordida da cobra.
    Incorreta. Antibióticos são eficientes apenas para infecções bacterianas.

  2. encaminhar o paciente a um posto de vacinação para que lhe fosse aplicada uma vacina específica.
    Incorreta. Vacina é um tipo de imunização ativa eficiente contra futuras infecções, é uma profilaxia pré-exposição.

  3. aplicar soro antiofídico, porque se trata, com certeza, de uma cobra peçonhenta.
    Alternativa correta. 

  4. receitar medicamentos antialérgicos para combater possíveis reações provocadas pela mordida da cobra.
    Incorreta. O tratamento pós-exposição para picada de cobras é o soro antiofídico. 



Questão 1818

(UEMG-2006)

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) em negrito do fragmento citado NÃO contém (êm) traço(s) da função emotiva da linguagem.

 

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Questão 2323

(Uemg 2010) Leia atentamente os versos a seguir e, depois, faça o que é pedido.

Eu sei que vou te amar


Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar

Em cada despedida, eu vou te amar

Desesperadamente, eu sei que vou te amar



E cada verso meu será

Pra te dizer

Que eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida



Eu sei que vou chorar

A cada ausência tua, eu vou chorar

Mas cada volta tua há de apagar

O que esta tua ausência me causou



Eu sei que vou sofrer

A eterna desventura de viver

À espera de viver ao lado teu

Por toda a minha vida

(Vinícius de Morais e Tom Jobim)

No texto dessa letra de música (MPB), observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica

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Questão 2328

(Uemg 2015) Considerando a análise de aspectos linguísticos dos trechos abaixo, extraídos da obra “Você Verá”, marque (V) para os comentários verdadeiros e (F) para os falsos. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Em “Acho a astrologia a ciência dos tolos, e, até prova em contrário, não me considero um deles.” Houve um desvio da norma padrão, que prescreve como certa a expressão “até provem o contrário”, em substituição à expressão sublinhada.

( ) Em “Foi um morticínio, uma coisa que ninguém na região nunca vira(...)”, a palavra morticínio significa assassinato em série.

morticínio significa assassinato em série.

( ) O que aconteceu com o nome do narrador do conto Bem - Stanislaw > Lauro > Lau > Stan - é um fenômeno linguístico semelhante ao ocorrido com o pronome de tratamento Vossa Mercê - Vosmecê > você > cê.

( ) Em “(...) que direito tinha o Bem de se tornar milionário?”, o pronome sublinhado aparece anteposto ao verbo (próclise), uma vez que a preposição o atrai, segundo a norma padrão.

( ) Em “(...) quando a mãe a levava à matinê.” e “(...) pois ainda escutava em mim as risadas”, os pronomes sublinhados são classificados, respectivamente, como oblíquo  átono e oblíquo tônico.

( ) Em “Minha mãe sempre dizia: 'Deus protege quem trabalha’”, a regência do verbo proteger não está de acordo com a norma padrão, uma vez que ele é transitivo indireto e, por isso, rege preposição, como em: 'Deus protege a quem trabalha’”.

 

A sequência correta é

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Questão 3253

(UEMG - 2013)

The Birth of a Storyteller

Jackie Torrence spent her childhood in North Carolina, in the southern part of the United States. She was a shy child because she had problems with her teeth, which made it hard for her to talk. Other children teased her because of her speech problem, so she spent much of her childhood playing alone. One of Jackie’s favorite games was to pretend she was on television. She told stories out loud using gestures and dramatic voices. At school, Jackie soon learned that she was good at writing stories, and with the help of her favorite teacher, she started to work on improving her speech.

Jackie’s first storytelling performance was in a library. She was working as a librarian and was asked to entertain a group of children. Jackie told them a story and they loved it! Before long, she began telling stories within her community. Many of her stories came from old American and African-American folktales. Eventually, she started telling stories across North America.

As Jackie’s fame increased, her health decreased. She now has to use a wheelchair, but this has not stopped her storytelling career. Jackie’s stories have been published in books, magazines, and newspapers and she has appeared on radio and television. She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials.

Adapted from NorthStar 3: Listening and Speaking, 2nd Edition (Longman, p. 57), Helen S. Solórzano and Jennifer P. L. Schmidt.

 

In the sentence, “She has won awards for nine of her sound recordings and three of her television specials”, the underlined expression shows that  

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