(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Auto da barca do inferno, são representados os judeus, marginalizados na sociedade portuguesa medieval.
Memórias de um sargento de milícias, são figuradas Luisinha e as crias da casa de D. Maria.
Dom Casmurro, são figurados os escravos da casa de D. Glória.
A cidade e as serras, são representados os camponeses de Tormes
Vidas secas, são figurados Fabiano, sinha Vitória e os meninos
Gabarito:
Vidas secas, são figurados Fabiano, sinha Vitória e os meninos
Auto da barca do inferno, são representados os judeus, marginalizados na sociedade portuguesa medieval.Comentário: alternativa incorreta.O texto de referência não apresenta características pertinentes à obra.Embora que uma parte da obra é retratado a questão do antissemitismo em Portugal,na peça,Gil Vicente coloca vários personagens numa situação extrema.Todos estão mortos e chegam a um porto onde há duas embarcações: uma é chefiada pelo Anjo, que conduz ao paraíso; a outra, comandada pelo Diabo e seu Companheiro, vai para o inferno.
Memórias de um sargento de milícias, são figuradas Luisinha e as crias da casa de D. Maria.Comentário: alternativa incorreta.O texto de referência não apresenta características pertinentes à obra. A obra retrata os infortúnios de um pícaro, um garoto inocente e puro que se torna amargo à medida que entra em contato com a dureza das condições de sobrevivência.
Dom Casmurro, são figurados os escravos da casa de D. Glória.Comentário: alternativa incorreta.O texto de referência não apresenta características pertinentes à obra. O romance é a história de um homem de posses(Bentinho) que ama uma moça pobre e esperta(Capitu) e se casa com ela. Em sua velhice, ele escreve um romance de memórias para compreender melhor a vida.
A cidade e as serras, são representados os camponeses de Tormes. Comentário: alternativa incorreta.O texto de referência não apresenta características pertinentes à obra. Embora que uma parte da obra retrata da viagem do personagem Jacinto em direção as terras em Tormes, a obra não se vincula a questão do esforço reflexivo e a limitação intelectual dramático.
Vidas secas, são figurados Fabiano, sinha Vitória e os meninos.Comentário: alternativa correta. A obra está pertinentemente relacionada com as características apontadas no texto de referência.Como se sabe, é uma narrativa que focaliza os empecilhos a que é submetida uma família de retirantes nordestinos, dotados de “raciocínio embotado” e “inteligência retardada”, além de massacrados socialmente a ponto de se tornarem párias.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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