(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
O fragmento "não podendo mais procurar alimento por sua própria conta" (ref. 1) apresenta a causa da decisão assumida pelo leão.
A narrativa contém apenas discurso indireto, aquele em que o narrador faz uma paráfrase da fala dos personagens.
O uso do subjuntivo em respondesse (ref. 2) e perguntasse (ref. 3) denota a mesma ideia de hipótese presente em “O que você faria se ganhasse na loteria?”.
O pronome os (ref. 4 e 5), nas duas ocorrências, evidencia que a relação de coesão é estabelecida com elemento que será apresentado no texto apenas após os pronomes.
A partícula já (ref. 6) denota temporalidade relacionada exatamente a um momento presente, como em “Faça isso já, agora mesmo!”.
Gabarito:
O fragmento "não podendo mais procurar alimento por sua própria conta" (ref. 1) apresenta a causa da decisão assumida pelo leão.
O fragmento não podendo mais procurar alimento por sua própria conta (ref. 1) apresenta a causa da decisão assumida pelo leão.Comentário: alternativa correta.A oração da alternativa a é uma oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio que pode ser desenvolvida como "por não poder mais procurar alimento por sua própria conta".Portanto,o fragmento "não podendo mais procurar alimento por sua própria conta" apresenta a causa da decisão assumida pelo leão de arranjar um jeito de conseguir comida. De acordo com o texto, ele "foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. "
A narrativa contém apenas discurso indireto, aquele em que o narrador faz uma paráfrase da fala dos personagens.Comentário: alternativa incorreta.A resposta do leão e da raposa estão em discurso direto
O uso do subjuntivo em respondesse (ref. 2) e perguntasse (ref. 3) denota a mesma ideia de hipótese presente em “O que você faria se ganhasse na loteria?”.Comentário: alternativa incorreta.Os subjuntivos em construção com a conjunção como exprimem possibilidade de algo vir a acontecer.
O pronome os (ref. 4 e 5), nas duas ocorrências, evidencia que a relação de coesão é estabelecida com elemento que será apresentado no texto apenas após os pronomes.Comentário: alternativa incorreta.O pronome retoma o termo animais.
A partícula já (ref. 6) denota temporalidade relacionada exatamente a um momento presente, como em “Faça isso já, agora mesmo!”.Comentário: alternativa incorreta. A partícula "já" não denota ideia de temporalidade ao momento presente , mas significa uma ideia de um tempo anterior a um fato em destaque.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão