(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
refletiu o pensamento da época, marcada pelo teocentrismo, o feudalismo e valores altamente moralistas.
representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada principalmente por setores mais baixos da sociedade.
apresenta manifestações temáticas diversas, como a lírica e a satírica.
em boa parte de sua realização, teve influência provençal.
há diferenças importantes entre a identidade real dos autores e a das vozes que eles projetam nas cantigas.
Gabarito:
representou um claro apelo popular à arte, que passou a ser representada principalmente por setores mais baixos da sociedade.
a) Alternativa correta, já que o estilo literário trovadoresco surgiu dentro do contexto da Idade Média, marcado pelo teocentrismo, sistema feudal e o moralismo cristão e, sendo assim, o estilo literário se baseará a partir de seu contexto histórico e social a qual esteja inserido.
b) Alternativa incorreta, porque generaliza todas as cantigas a uma única característica. Algumas cantigas (amigo, maldizer e satíricas) apresentavam um certo apelo popular, porém as cantigas de amor eram de raízes aristocráticas.
c) Alternativa correta, porque a Poesia trovadoresca pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias, as de amigo e as de amor, enquanto o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
d) Alternativa correta, porque o Trovadorismo surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa, chegando em Portugal e, sendo assim, o trovadorismo português tem uma origem provençal.
e) Alternativa correta, porque, por via de regra da produção trovadoresca, as cantigas de amigo expressam o eu-lírico feminino.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão