Questão 1890

(UEPA - 2012)

“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”

(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.

Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:

A

as cantigas de amor recriaram o mesmo ambiente palaciano das cortes galegas.

B

“a literatura do amor cortês” refletiu a verdade sobre a vida privada medieval.

C

a servidão amorosa e a idealização da mulher foi o grande tema da poesia produzida por vilões.

D

o amor cortês foi uma prática literária que aos poucos modelou o perfil do homem civilizado.

E

nas cantigas medievais mulheres e homens submetem-se às maneiras refinadas da cortesia.

Gabarito:

o amor cortês foi uma prática literária que aos poucos modelou o perfil do homem civilizado.



Resolução:

a) INCORRETA, já que as cantigas de amor são contextualizadas nas cortes palacianas, não há uma recriação, já que o narrador escreve sob o ponto de vista de um homem apaixonado por uma mulher nobre.

b) INCORRETA, uma vez que o amor cortês não diz respeito aos momentos da vida privada, pelo contrário, ele é evidenciado nos ambientes públicos, onde o trovador deveria expressar seus sentimentos para uma platéia, demonstrando seu apreço por uma mulher nobre. Vale lembrar também que fazer a corte é algo público, é como se você estivesse deixando claro não só para a pessoa cortejada, mas para todo mundo, que você ama aquela pessoa.

c) INCORRETA, já que a servidão amorosa e a idealização da mulher foram recorrentes em poesias produzidas pelos trovadores, artistas de origem nobre, e não pelos vilões, que eram homens ricos, porém não possuiam origem nobre.

d) CORRETA, uma vez que desde o período do trovadorismo foi desenvolvida essa ideia de que é necessário fazer declarações de amor, expressar seu amor por meio de presentes e obras mais poéticas, como por exemplo, dar flores ou fazer uma serenata ou declaração de amor. Essa é uma característica que vigora até hoje, de certa forma, especialmente no sentido de fazer votos de casamento e coisas do tipo, sendo outras práticas não associadas à civilização.

e) INCORRETA, uma vez que nas cantigas existe um papel diferente para o homem e para a mulher que varia justamente com o tipo de cantiga, de amigo ou de amor, onde o eu lírico de uma é masculino (amor) e o da outra é feminino (amigo).



Questão 1899

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

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Questão 1900

(Uepa 2012)

Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

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Questão 3493

(UEPA - 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dear Readers,

Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?

At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.

Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.

Sincerely yours,

Martha Pickerill Managing

Editor, TIME For Kids

(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)

 

A expressão “cope with” indica a ideia de:

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