Questão 1899

(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.

A

Branca Gil 

Todos os santos marteirados

Socorrei ao marteirado

Que morre de namorado.

B

Moça

E essa tosse?

Amores de sobreposse

Serão os de vossa idade:

O tempo vos tirou a posse.

C

Branca Gil

Eu folgo ora de ver

Vossa mercê namorado;

Que o homem bem criado

Té na morte o há de ser

D

Velho

Porém, amiga,

Se nesta minha fadiga

Vós não sois medianeira,

Não sei que maneira siga,

Nem que faça, nem que diga

Nem que queira.

E

Parvo

Dono, dizia minha dona,

Que fazeis vós cá te a noite?

Gabarito:

Moça

E essa tosse?

Amores de sobreposse

Serão os de vossa idade:

O tempo vos tirou a posse.



Resolução:

Para resolver esta questão, é necessário ter conhecimento sobre a obra humanista "O velho da horta", de Gil Vicente (provavelmente cobrada no vestibular em questão). A peça, tida nos parâmetros literários como "farsa", trata, dentre outras coisas, do amor que um velho nutre por uma jovem oscilando entre o lirismo enamorado de um amor imprudente do velho e o sarcasmo e a ironia da jovem em resposta a ele, tudo devido à diferença de idade. Dentre as alternativas, a única que trata sobre diferença de idade é "B"; as demais não deixam isso explícito.



Questão 1890

(UEPA - 2012)

“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”

(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.

Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:

Ver questão

Questão 1900

(Uepa 2012)

Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.

Ver questão

Questão 3493

(UEPA - 2012)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Dear Readers,

Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?

At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.

Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.

Sincerely yours,

Martha Pickerill Managing

Editor, TIME For Kids

(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)

 

A expressão “cope with” indica a ideia de:

Ver questão