Questão 23444

(UEFS/2017)  O Instituto Butantã, em São Paulo, deverá construir uma unidade dedicada à produção da vacina contra dengue, até o final de 2016, segundo anunciou o diretor do instituto Jorge Kalil. Até junho de 2017, a unidade estará preparada para a produção da vacina, desenvolvida em parceria entre o Butantã e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH).

A unidade, que também poderá ser usada na produção de uma futura vacina contra o vírus da Zika, terá capacidade de produzir 30 milhões de doses de vacina de dengue por ano. Hoje, o Instituto Butantã já produz as vacinas de dengue que vêm sendo usadas nos testes clínicos por uma fábrica menor, com capacidade de 500 mil doses por ano. (INSTITUTO BUTANTÃ ....., 2016.)

 

A partir das informações contidas no texto e com os conhecimentos acerca do mosquito da dengue, pode-se afirmar:

A

O vírus da dengue é portador de um genoma de RNA positivo, que proporcionará a síntese de um RNA mensageiro com a mesma sequência de seu RNA genômico.   

B

A vacina caracteriza uma imunização ativa em que o determinante antigênico do vírus da dengue potencializa a ação dos linfócitos B imaturos para a síntese de anticorpos.   

C

A vacina da dengue proporcionará a formação de anticorpos idênticos àqueles que serão produzidos a partir da vacina contra o vírus da Zika, por ser vírus com RNA.

D

A vacina é responsável pela sensibilização do organismo a partir de linfócitos T auxiliares, que produzirão proteínas especificas de defesa.   

E

Na expressão do genoma do Flavivírus, vírus da dengue, as proteínas traduzidas farão parte do capsídeo do futuro vírion.   

 

Gabarito:

O vírus da dengue é portador de um genoma de RNA positivo, que proporcionará a síntese de um RNA mensageiro com a mesma sequência de seu RNA genômico.   



Resolução:

A --> O vírus da dengue é portador de um genoma de RNA positivo, que proporcionará a síntese de um RNA mensageiro com a mesma sequência de seu RNA genômico. 
CORRETA. 
De fato, o vírus da dengue é um vírus de RNA positivo, isso quer dizer que, seu material genético é uma fita de RNA que, ao entrar na célula hospedeira, pode ser diretamente lido como mRNA. Além disso, quando o material genético do vírus for replicado, resultando em várias moléculas de mRNA na célula parasitada, esse mRNA será exatamente igual ao RNA genômico.

B --> A vacina caracteriza uma imunização ativa em que o determinante antigênico do vírus da dengue potencializa a ação dos linfócitos B imaturos para a síntese de anticorpos.  
INCORRETA. 
A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos por meio de linfócitos B MADUROS e não imaturos, como afirma-se. Os linfócitos só produzem os anticorpos e células de memória após passar por processo de diferenciação.

C --> A vacina da dengue proporcionará a formação de anticorpos idênticos àqueles que serão produzidos a partir da vacina contra o vírus da Zika, por ser vírus com RNA.
INCORRETA. 
A vacina da dengue proporcionará a formação de anticorpos específicos para dengue, não sendo semelhantes aos produzidos pela vacina contra o vírus da Zika.

D --> A vacina é responsável pela sensibilização do organismo a partir de linfócitos T auxiliares, que produzirão proteínas especificas de defesa.   
INCORRETA. 
 Os linfócitos T auxiliares não produzem proteínas especificas de defesa, isso faz referencia aos anticorpos produzidos pelos linfócitos B. O linfócitos T auxiliar é um leucócito que atua ativando e estimulando outros leucócitos atravez das citocinas, que é o nome geral dado a qualquer proteína que é secretada por células e que afeta o comportamento das células vizinhas. Não são proteínas especificas de defesa.

E --> Na expressão do genoma do Flavivírus, vírus da dengue, as proteínas traduzidas farão parte do capsídeo do futuro vírion.   
INCORRETA.
A família Flaviviridae é composta por diversos vírus, incluindo os da dengue e da febre-amarela, e sendo assim, não se pode afirmar que o genêro Flavivírus corresponda ao vírus da dengue, como aponta a alternativa. Os vírus da dengue são chamados de DENV-1, DENV-2, DENV-3, DENV-4 e DENV-5, incluídos na família Flaviviridae. Além disso, nessa família de vírus, as proteínas traduzidas darão origem não só a proteínas estruturais, aquelas que compõem o capsídeo, mas, também, a proteínas funcionais que são carregadas dentro do capsídeo viral, de forma semelhante à transcriptase reversa nos retrovírus. 

Gabarito A.



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão