Questão 25175

(UEFS 2017)

O ácido bórico, H3BO3, em baixas concentrações, é utilizado no tratamento de infecções do canal auditivo externo, inflamação nos olhos, irritação da pele, irritação dos olhos, picada de insetos e queimaduras leves. Entretanto, em algumas pessoas, o contato com o ácido bórico pode causar reações alérgicas, irritação nos olhos e do sistema respiratório. Em doses elevadas, o ácido bórico é frequentemente utilizado como inseticida para matar baratas, formigas, pulgas e muitos outros insetos.

Sobre o ácido bórico, é correto afirmar:

A

É um ácido fraco e pode ser preparado pela reação de B2O3 com água.

B

O átomo de boro, nesse composto, realiza seis ligações covalentes simples e possui geometria molecular igual a do SF6.

C

O átomo de boro, nesse composto, possui oito elétrons na camada de valência e, com isso, possui seu subnível de energia p preenchido com seis elétrons.

D

A reação de neutralização desse ácido com hidróxido de cálcio produz CaBO3 e água.

E

Nesse composto, o átomo de boro, por ser menos eletronegativo que o oxigênio, doa seus elétrons de valência aos átomos de oxigênio, atingindo assim uma configuração de gás nobre.

Gabarito:

É um ácido fraco e pode ser preparado pela reação de B2O3 com água.



Resolução:

a) Correto. É um ácido fraco e pode ser preparado pela reação de B2O3 com água.
nº de oxigênio - nº de hidrogênios ionizáveis = 3 - 3 = 0 → Ácido Fraco
B2O2 + 3H2O → 2H3BO3

b) Incorreto. O átomo de boro, nesse composto, realiza seis ligações covalentes simples e possui geometria molecular igual a do SF6.

São 3 ligações covalentes que o boro faz.

c) Incorreto. O átomo de boro, nesse composto, possui oito elétrons na camada de valência e, com isso, possui seu subnível de energia p preenchido com seis elétrons.
Vendo a imagem no item B, podemos identificar que possui seis elétrons na camada de valência e não 8.

d) Incorreto. A reação de neutralização desse ácido com hidróxido de cálcio produz CaBO3 e água.
2 H3BO3 + 3 Ca(OH)→ Ca(BO3)2 + 6 H2O

e) Incorreto. Nesse composto, o átomo de boro, por ser menos eletronegativo que o oxigênio, doa seus elétrons de valência aos átomos de oxigênio, atingindo assim uma configuração de gás nobre.
A ligação é covalente e não iônica, portanto não há doação de elétrons



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão