Questão 25250

(UEFS 2013 - Meio do ano) Atualmente são registrados no mundo cerca de 300-500 milhões de casos de malária a cada ano. Na América Latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia brasileira, com registro de cerca de 500 mil casos/ano. O desenvolvimento intensificado da Amazônia, nas décadas de 70 e 80, acelerou o processo migratório, atraindo moradores de outras regiões do país, devido aos projetos de colonizações e a expansão da fronteira agrícola. Nessa região, as precárias condições socioeconômicas da população migrante determinaram a rápida expansão da doença. (NEVES, 2002, p. 137-8).

A respeito da biologia dos organismos envolvidos e do controle epidemiológico da malária, é correto afirmar:

A

O processo migratório aumentou a exposição do homem ao inseto hematófago do tipo barbeiro, que é o agente transmissor da malária.

B

O protozoário causador da malária se instala nos vasos linfáticos humanos, provocando um intenso edema localizado principalmente nos membros inferiores, como é característico dessa doença.

C

O mosquito Aedes aegpti utiliza ambientes com água limpa e parada para depositar os ovos, que eclodirão em larvas já contaminadas pelo vírus da malária.

D

A exposição cada vez maior do homem ao mosquito Anopheles — vetor da malária —, a partir dos projetos de colonização e expansão agrícola, aumentou a incidência dessa doença, já que esse mosquito apresenta hábitos silvestres

E

A ampliação do saneamento básico nas grandes cidades se mostrou bastante eficiente em relação às medidas preventivas de controle da malária

Gabarito:

A exposição cada vez maior do homem ao mosquito Anopheles — vetor da malária —, a partir dos projetos de colonização e expansão agrícola, aumentou a incidência dessa doença, já que esse mosquito apresenta hábitos silvestres



Resolução:

  1. O processo migratório aumentou a exposição do homem ao inseto hematófago do tipo barbeiro, que é o agente transmissor da malária.
    Incorreta. O processo migratório aumentou a expansão dos centros urbanos e, consequentemente, expôs o homem às fêmeas pertencentes ao gênero Anopheles, que é o agente transmissor da malária.

  2. O protozoário causador da malária se instala nos vasos linfáticos humanos, provocando um intenso edema localizado principalmente nos membros inferiores, como é característico dessa doença.
    Incorreta. O protozoário causador da malária se instala no fígado humano, se multiplicando intensamente e, após a multiplicação, passa a parasitar os eritrócitos e causar lise dessas células.

  3. O mosquito Aedes aegpti utiliza ambientes com água limpa e parada para depositar os ovos, que eclodirão em larvas já contaminadas pelo vírus da malária.
    Incorreta. O mosquito Aedes aegpti, vetor da dengue, utiliza ambientes com água limpa e parada para depositar os ovos, que eclodirão em larvas que poderão entrar em contato com pessoas contaminadas pelo vírus da dengue e, só então, tornar-se contaminadas e transmitirem a doença.

  4. A exposição cada vez maior do homem ao mosquito Anopheles — vetor da malária —, a partir dos projetos de colonização e expansão agrícola, aumentou a incidência dessa doença, já que esse mosquito apresenta hábitos silvestres
    Alternativa correta

  5. A ampliação do saneamento básico nas grandes cidades se mostrou bastante eficiente em relação às medidas preventivas de controle da malária
    Incorreta. O aumento dos casos de malária não está relacionado à falta de saneamento básico, mas sim à expansão do perímetro urbano que faz com que os insetos vetores percam seu habitat natural e passe a habitar residências humanas. 



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão