(UEFS 2014 - Meio do ano)
Não à toa, assim Breton definiu a si mesmo e a seus correligionários no I Manifesto: “Surrealismo. s.m. Automatismo psíquico puro, por meio do qual alguém se propõe a expressar – verbalmente, utilizando a palavra escrita, ou qualquer outra maneira – o verdadeiro funcionamento do pensamento, na ausência do controle exercido pela razão, livre de qualquer preocupação estética ou moral”.
5 Esta herança antirracionalista é o que alça o surrealismo ao conflito com outras tendências artísticas, como os construtivistas e os formalistas, que floresceram na Europa após a 1ª Grande Guerra. Pela gênese francesa, o surrealismo emparelha-se com similares em proposta, porém não em método e resultado, como o cubismo, fortalecido pela volta dos romantismos francês e alemão. Até compartilhava valores com o simbolismo e a pintura metafísica, mas é especialmente com o viés dessacralizador e emputecido do dadaísmo que sempre conversou mais. António lembra que “o empenho 10 político do surrealismo e dos surrealistas fez-se em torno de questões como a linha antiarte e a tradição revolucionária do movimento dadaísta”. Além do mais, muitos surrealistas se escolaram naquela corrente, inclusive Breton, que rompeu com o dadaísmo apenas em 1922. Ambos promoviam uma crítica severa à racionalidade burguesa e saudavam “O Maravilhoso, o universo fantástico e os domínios do onírico”.
BELLÉ, Junior. Estilhaços de um olhar mágico. Disponível em:<http://www.revistadacultura.com.br/revistadacultura/detalhe/14-05-05/ Estilha%C3%A7os_de_um_olho_m%C3%A1gico.aspx>. Acesso em: 17 maio 2014. Adaptado.
De acordo com a leitura do texto, que aborda a arte surrealista, por ocasião de seus 90 anos, o principal propósito dessa vanguarda está descrito em
O surrealismo, partindo da atitude artística iconoclasta, valoriza a fronteira psíquica espontânea de um mundo que rejeita a razão.
A estética surrealista rejeita qualquer outro conceito estético, ainda que represente a mesma proposta ideológica de atitude antirracionalista.
Esse movimento artístico e literário, que revela a obsessão pela estética baseada no sonho e na loucura, traduz os valores e a racionalidade da burguesia.
A produção surrealista constrói-se a partir de uma crítica severa ao dadaísmo, considerado formalista e construtivista, diante da realidade que representa.
Essa última e grande manifestação da arte moderna, assim como o cubismo, apresenta métodos de desconstrução de objetos e discursos, resultando na fragmentação da realidade e, consequentemente, no irracionalismo.
Gabarito:
O surrealismo, partindo da atitude artística iconoclasta, valoriza a fronteira psíquica espontânea de um mundo que rejeita a razão.
De acordo com a leitura do texto, que aborda a arte surrealista, por ocasião de seus 90 anos, o principal propósito dessa vanguarda está descrito em
O surrealismo, partindo da atitude artística iconoclasta, valoriza a fronteira psíquica espontânea de um mundo que rejeita a razão. Comentário: alternativa correta.
A estética surrealista rejeita qualquer outro conceito estético, ainda que represente a mesma proposta ideológica de atitude antirracionalista. Comentário: alternativa incorreta.Segundo o texto, o surrealismo compartilhava valores com o simbolismo e a pintura metafísica, mas é especialmente com o viés dessacralizador e emputecido do dadaísmo
Esse movimento artístico e literário, que revela a obsessão pela estética baseada no sonho e na loucura, traduz os valores e a racionalidade da burguesia. Comentário: alternativa incorreta. Segundo a referência textual, o movimento surrealista promovia uma crítica severa à racionalidade burguesa e saudavam “O Maravilhoso, o universo fantástico e os domínios do onírico”.
A produção surrealista constrói-se a partir de uma crítica severa ao dadaísmo, considerado formalista e construtivista, diante da realidade que representa. Comentário: alternativa incorreta. O fragmento "o surrealismo emparelha-se com similares em proposta, porém não em método e resultado, como o cubismo, fortalecido pela volta dos romantismos francês e alemão." invalida a afirmativa da alternativa D.
Essa última e grande manifestação da arte moderna, assim como o cubismo, apresenta métodos de desconstrução de objetos e discursos, resultando na fragmentação da realidade e, consequentemente, no irracionalismo. Comentário: alternativa incorreta. O surrealismo é o verdadeiro funcionamento do pensamento, na ausência do controle exercido pela razão, livre de qualquer preocupação estética ou moral a qual não é voltado para a desconstrução de objetos e discursos.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
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(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
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(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
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(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
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