(UEFS 2014 - Meio do ano)
“tantas cosas interesantes para hacer” El fragmento transcrito funciona como
sujeto
atributo
objeto directo.
objeto indirecto.
complemento circunstancial.
Gabarito:
objeto directo.
[C]
O fragmento “tantas cosas interesantes para hacer” funciona como complemento (objeto) direto da oração anterior “!Si hay”.
a. sujeto (Alternativa incorreta, porque “tantas cosas interesantes para hacer” não pode ser classificado como sujeito da oração anterior.)
b. atributo (Alternativa incorreta, porque “tantas cosas interesantes para hacer” não pode ser classificado como um atributo ou uma oração adjetiva que complementa a oração anterior.)
c. objeto directo. (Alternativa correta)
d. objeto indirecto. Alternativa incorreta, porque “tantas cosas interesantes para hacer” não pode ser classificado como objeto indireto da oração anterior, uma vez que não é um complemento iniciado por preposição.)
e. complemento circunstancial. (Alternativa incorreta, porque “tantas cosas interesantes para hacer” não pode ser classificado como um advérbio ou oração adverbial que complementa a oração anterior.)
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão