Questão 25820

(IFSP - 2017)  As alternativas abaixo apresentam trechos adaptados. De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à pontuação e à ortografia, assinale a alternativa correta.

A

Ler um livro deveria ser uma conversação entre você e o autor, prezumidamente. Ele sabe mais sobre o tema do que você... Caso contrário você provavelmente, não deveria se importar com o livro dele. Mais compreenção é uma estrada de mão-dupla; o aprendiz tem que se questionar e questionar o professor, uma vez que ele entende o que o professor está dizendo; marcar um livro é literalmente uma espressão de suas diferenças ou concordâncias com o autor. É o respeito mais alto que você pode prestá-lo.   

B

Qualquer coisa que você aprende se torna sua riquesa, uma riquesa que não pode ser tomada de você. Seja se você aprende em um prédio chamado escola ou na escola da vida, aprender algo novo é um prazer sem fim e um tesouro valiozo. E nem todas as coisas que você aprende são ensinadas a você mas muitas coisas que aprende, você percebe ter ensinado a si mesmo.   

C

A leitura depois de certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.   

D

Faça sua própria bíblia, selecione e colhete todas as palavras e sentenças que em toda sua leitura, tiveram um impacto tão grande quanto a explozão de uma trombeta de Shakespeare.  

E

Eu leio um livro muito cuidadosamente escrevendo, nas margens tudo quanto é tipo de nota. Depois de algumas semanas, eu volto ao livro, trasfiro meus rabiscos, em cartões de nota, cada cartão representando um tema, importante no livro.

Gabarito:

A leitura depois de certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar.   



Resolução:

Resposta correta: [C]

 

[A] Incorreta, um jeito certo seria: Ler um livro deveria ser uma conversação entre você e o autor, presumidamente. Ele sabe mais sobre o tema do que você... Caso contrário você, provavelmente, não deveria se importar com o livro dele. Mas, compreensão é uma estrada de mão-dupla; o aprendiz tem que se questionar e questionar o professor, uma vez que ele entende o que o professor está dizendo. Marcar um livro é literalmente uma expressão de suas diferenças ou concordâncias com o autor. É o respeito mais alto que você pode prestar-lhe.

[B] Incorreta, um jeito certo seria: Qualquer coisa que você aprende se torna sua riqueza, uma riqueza que não pode ser tomada de você. Seja em um prédio chamado escola ou na escola da vida, aprender algo novo é um prazer sem fim e um tesouro valioso. E nem todas as coisas que você aprende são ensinadas a você, mas muitas coisas que aprende, você percebe ter ensinado a si mesmo.  

[D] Incorreta, um jeito certo seria: Faça sua própria bíblia, selecione e colete todas as palavras e sentenças que, em toda sua leitura, tiveram um impacto tão grande quanto a explosão de uma trombeta de Shakespeare.

[E] Incorreta, um jeito certo seria: Eu leio um livro muito cuidadosamente, escrevendo, nas margens, tudo quanto é tipo de nota. Depois de algumas semanas, eu volto ao livro, transfiro meus rabiscos em cartões de nota, com cada cartão representando um tema importante no livro.



Questão 1883

(IFSP - 2016) 

Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.

Ver questão

Questão 1884

(IFSP - 2016)

A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.

A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 1887

(IFSP - 2013)

Leia atentamente o texto abaixo.

Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?

(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)

per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante

Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de

Ver questão

Questão 1888

(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:

Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!

João Garcia de Guilhade

Ver questão