(IFSP - 2017) De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à ortografia, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
1. __________ você não apresentou o projeto?
2. Não fui ao show __________ precisei estudar para a prova.
3. Diga-me um __________ para não aceitar esse emprego.
4. Você não falou com o Pedro? __________?
1. Por que / 2. porque / 3. porquê / 4. Por quê
1. Porque / 2. por que / 3. por quê / 4. Porquê
1. Por quê / 2. porquê / 3. porque / 4. Por que
1. Por que / 2. por quê / 3. porquê / 4. Porque
1. Por quê / 2. por que / 3. porque / 4. Porquê
Gabarito:
1. Por que / 2. porque / 3. porquê / 4. Por quê
[A]
[1] como se trata de uma pergunta, temos o uso de “por que”, que é a junção de uma preposição com pronome interrogativo.
[2] como apresenta uma explicação, temos o uso de “porque”, que é uma conjunção.
[3] como equivale a “motivo” e é antecedido por um artigo (“um”), temos o uso de “porquê”, que é um substantivo.
[4] como se trata de uma pergunta e é seguido de um ponto, temos o uso de “por quê”, que é a junção de uma preposição com pronome interrogativo.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
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(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
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(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
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(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
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