(UEFS 2014 - Meio do ano)
A desidratação do etanol, CH3CH2OH(l), na presença do ácido sulfúrico, H2SO4(aq), pode levar a produtos diferentes, a depender da temperatura do meio reacional. A 140°C, há formação do etoxietano, reação representada pela equação química I, enquanto a 180°C, o produto orgânico formado é o eteno, representado na equação química II.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
O etoxietano obtido na reação I é um éster de cadeia carbônica heterogênea e saturada.
A desidratação do etanol na reação II é um processo químico exotérmico que ocorre em meio ácido.
A desidratação intramolecular de 2,0mol de etanol produz 1,0mol de etoxietano na reação química I.
A massa de eteno obtida pela desidratação de 92g de etanol, com um rendimento de 90%, é, aproximadamente, de 50g.
O aumento da temperatura, na reação II, em relação à reação I, está associado à energia necessária para a formação de ligações duplas.
Gabarito:
A massa de eteno obtida pela desidratação de 92g de etanol, com um rendimento de 90%, é, aproximadamente, de 50g.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão