Questão 26050

ALBERT EINSTEIN

(Fac. Albert Einstein - Medicina 2016)

"No Brasil o fenômeno metropolitano chega ao seu ápice a partir da década de 1960, quando o processo de urbanização alcança novo patamar, baseado no aumento das cidades milionárias (...)"

(Milton Santos. A urbanização brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1996. p. 66/67)

 

Considerando o momento que vivemos pode-se dizer que o fenômeno metropolitano no Brasil

A

ampliou-se de modo a existirem hoje no país duas metrópoles, fora São Paulo e Rio de Janeiro, que ultrapassaram a cifra de três milhões de habitantes.

B

ainda é intenso, possui escala nacional e está inclusive interiorizado, marcado por forte dinamismo econômico, mas também por contrastes sociais importantes.

C

permaneceu vigoroso, mas sem os recursos modernos de telecomunicações, de modo que muitas metrópoles não conseguem exercer influência regional importante.

D

manteve-se circunscrito às regiões mais industrializadas do país, especialmente no Sudeste; noutras regiões, pode-se falar apenas em crescimento de cidades médias.

Gabarito:

ainda é intenso, possui escala nacional e está inclusive interiorizado, marcado por forte dinamismo econômico, mas também por contrastes sociais importantes.



Resolução:

(A) Incorreta. Considerando as Regiões Metropolitanas, diversas capitais do Brasil ultrapassaram a população de 3 milhões de habitantes, por exemplo: Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Salvador-BA, Fortaleza-CE, entre outras.

(B) Correta. Existe uma tendência de interiorização das cidades grandes no Brasil, principalmente na região Centro-Oeste por conta do desenvolvimento do agronegócio. Além disso, é possível perceber o processo de metropolização no interior de São Paulo, através das Regiões Metropolitanas de Campinas, Santos, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto.

(C) Incorreta. As metrópoles brasileiras são formam as capitais regionais do país, influenciando diretamente as demais partes dos estados.

(D) Incorreta. Apesar de haver um crescimento das cidades médias, o fenômeno não é restrito ao sudeste, nem às áreas industrializadas: todas as regiões brasileiras apresentam procesos de formação de metrópoles, inclusive nas regiões com forte atividade agrícola, como o Centro-Oeste.



Questão 11941

(ALBERT EINSTEIN - 2017) Sejam A,B e C subconjuntos do conjunto dos números naturais = {0,1,2,3,4,...}, de modo que:

  • A é o conjunto dos números de 3 algarismos, todos distintos.
  • B é o conjunto dos números que possuem exatamente 1 algarismo 5.
  • C é o conjunto dos números pares.

E sejam os conjuntos: 

  • P = AC
  • Q = ACBC
  • R = BCC

onde a notação XC indica o conjunto complementar do conjunto X.

São elementos respectivos dos conjuntos P, Q e R os números

Ver questão

Questão 12576

(ALBERT EINSTEIN - 2017) O resto da divisão de um polinômio do segundo grau P pelo binômio (x + 1) é igual a 3. Dado que P(0) = 6 e P(1) = 5, o valor de P(3) é 

Ver questão

Questão 12739

ALBERT EINSTEIN

(Fac. Albert Einstein - 2016)

“Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.” 

Giovanni Arrighi. O longo século XX. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado. 

A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,

Ver questão

Questão 19256

ALBERT EINSTEIN

(Fac. Albert Einstein - Medicina 2016) Os álcoois sofrem desidratação em meio de ácido sulfúrico concentrado. A desidratação pode ser intermolecular ou intramolecular dependendo da temperatura. As reações de desidratação do etanol na presença de ácido sulfúrico concentrado podem ser representadas pelas seguintes equações.

Sobre a desidratação em ácido sulfúrico concentrado do propano-1-ol foram feitas algumas afirmações.

 

I. A desidratação intramolecular forma o propeno.

II. Em ambas as desidratações, o ácido sulfúrico concentrado age como desidratante.

III. A formação do éter é favorecida em temperaturas mais altas, já o alceno é formado, preferencialmente, em temperaturas mais baixas.

 

Estão corretas apenas as afirmações:

Ver questão