(IFSP - 2013)
São características das obras do Classicismo:
o individualismo, a subjetividade, a idealização, o sentimento exacerbado.
o egocentrismo, a interação da natureza com o eu, as formas perfeitas.
o contraste entre o grotesco e o sublime, a valorização da natureza, o escapismo.
a observação da realidade, a valorização do eu, a perfeição da natureza.
a retomada da mitologia pagã, a pureza das formas, a busca da perfeição estética.
Gabarito:
a retomada da mitologia pagã, a pureza das formas, a busca da perfeição estética.
[E]
a) o individualismo, a subjetividade, a idealização, o sentimento exacerbado. >> a subjetividade e o sentimento exacerbado não são marcas da poética clássica e classicista;
b) o egocentrismo, a interação da natureza com o eu, as formas perfeitas >> o eu não é egocêntrico, e tampouco é colocado em interação direta com a natureza, visto que esse contato é mediado pela razão que rege o universo.
c) o contraste entre o grotesco e o sublime, a valorização da natureza, o escapismo >> o classicismo não negocia com o grotesco (isso é uma característica barroca), e tampouco há uma busca por escape e fuga;
d) a observação da realidade, a valorização do eu, a perfeição da natureza. >> ainda que haja uma tendência à observação do real e à valorização da perfeição e da razão da natureza, o foco do classicismo não é o eu, a subjetividade, e sim o humano, como essência;
e) a retomada da mitologia pagã, a pureza das formas, a busca da perfeição estética. >> É correta a opção [E], pois as obras do Classicismo reproduzem modelos ou padrões baseados na busca de equilíbrio, simplicidade, contenção e universalidade, valorizando e resgatando elementos artísticos da cultura greco-romana. Nas artes plásticas, teatro e literatura, o Classicismo ocorreu no período do Renascimento Cultural, séculos XIV ao XVI, e na música, na metade do século XVIII.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
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(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
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(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
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(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
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