Questão 2765

(UEG - 2008)

 

PICASSO, P. Guernica, 1937. 

Este é tempo de partido, 
tempo de homens partidos. 

Em vão percorremos volumes
viajamos e nos colorimos. 
A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua. 
Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. 
As leis não bastam. Os lírios não nascem
da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra. 

ANDRADE, C. D. de. Nosso tempo. Disponível em: www.insrolux.org/poesias/nossotempodrummond.htm (5 set. 2007).


Segundo o historiador britânico Eric Hobsbawm, o período compreendido entre o início da primeira e o final da Segunda Guerra Mundial pode ser denominado de "Era da Catástrofe", uma vez que foi marcado por guerras genocidas, regimes políticos fascistas, crises econômicas e pandemias mundiais. Algumas obras artísticas expressaram a angústia do período, como o quadro "Guernica", pintado por Picasso em 1937, e o poema "Nosso tempo", escrito por Drummond em 1945.

Sobre a relação dessas obras com seu contexto, é INCORRETO afirmar: 

A

No poema de Drummond está presente uma ideologia comunista que foi bastante difundida depois da Segunda Guerra Mundial.    

B

Tanto o quadro como o poema expressam uma certa visão romântica de mundo, na medida em que idealizam os temas que retratam.    

C

O quadro de Picasso é uma denúncia das atrocidades cometidas pelas tropas alemãs na Guerra Civil Espanhola.    

D

Estruturalmente, o poema de Drummond, condizendo com seu estilo poético, é formado por versos livres.    

Gabarito:

Tanto o quadro como o poema expressam uma certa visão romântica de mundo, na medida em que idealizam os temas que retratam.    



Resolução:

Alternativas

a) No poema de Drummond está presente uma ideologia comunista que foi bastante difundida depois da Segunda Guerra Mundial. Comentário: essa alternativa está inadequada( não é considerada incorreta) porque o poema de Carlos Drummond está vinculado com o contexto do período entreguerras que foi marcado pela divisão de ideias no campo político no contexto europeu: fascistas e comunistas. Tal divisão política foi bastante difundida, logo após a Primeira Guerra Mundial, principalmente com a Revolução Russa(1917) e a ascensão dos regimes totalitários de extrema direita: Itália(1922) e Alemanha(1933).

b) Tanto o quadro como o poema expressam uma certa visão romântica de mundo, na medida em que idealizam os temas que retratam. Comentário: essa alternativa está adequada ao que foi solicitado pelo enunciado da questão( é considerada como incorreta), pois não há marca de expressividade romântica e idealizada sobre o contexto do período entreguerras, que é colocado tanto no quadro de autoria de Pablo Picasso( Guerra Civil Espanhola) e o poema de Carlos Drummond de Andrade que não especifica de forma exata o evento, mas que pode sugerir algum momento do período entreguerras(1918-1939).

c) O quadro de Picasso é uma denúncia das atrocidades cometidas pelas tropas alemãs na Guerra Civil Espanhola. Comentário: essa alternativa está inadequada( não é considerada incorreta) porque é evidenciado no quadro de Pablo Picasso a cena de catástrofe e desastre da guerra civil espanhola, marcada pela intervenção germânica a favor da forças franquistas contrapondo aos anarquistas.

d) Estruturalmente, o poema de Drummond, condiz com seu estilo poético, é formado por versos livres. Comentário: essa alternativa está inadequada( não é considerada incorreta) porque o poema foi construído por versos livres( vale ressaltar que Carlos Drummond é pertencente a corrente modernistas, que defende a ruptura do tradicionalismo poético defendido pelos escritores antecessores ao modernismo).

 



Questão 1823

(Ueg 2017)

Considere o seguinte trecho:

“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).

Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor 

Ver questão

Questão 1885

(UEG - 2015)

Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.

Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.

De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.

Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.

 

Quem te viu, quem te vê

Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]

Chico Buarque

 

A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:

Ver questão

Questão 2706

 (Ueg 2015)

Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente   

Ver questão

Questão 2756

(UEG - 2016)

Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra

Ver questão