(IFSP - 2016)
Considerando a norma padrão da Língua Portuguesa, marque (VP), para voz passiva, (VA), para voz ativa e assinale a alternativa correta.
I. O jogador marcou um belo gol na última semana. ( )
II. O ônibus atrasou bastante na tarde de ontem. ( )
III. A bola foi atrasada de modo muito forte pelo zagueiro. ( )
IV. O computador foi desligado inadequadamente na última vez. ( )
VA, VP, VP, VA.
VP, VA, VA, VP.
VA, VA, VP, VP.
VP, VP, VA, VA.
VP, VA, VP, VA.
Gabarito:
VA, VA, VP, VP.
I. A oração foi estruturada na voz ativa. Na voz ativa o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação, como é o caso da oração de referência, sendo o jogador responsável pela ação de marcar um belo gol na última semana.
II. A oração foi estruturada na voz ativa. Na voz ativa o sujeito é agente, ou seja, pratica a ação, como é o caso da oração de referência, sendo o ônibus o agente responsável pela ação de atrasar bastante na tarde de ontem.
III. A oração foi estruturada na voz passiva. A voz passiva analítica é formada por: Sujeito paciente + verbo auxiliar (ser, estar, ficar, entre outros) + verbo principal da ação conjugado no particípio + agente da passiva. É o caso da oração de referência.
IV. A oração foi estruturada na voz passiva. A voz passiva analítica é formada por: Sujeito paciente + verbo auxiliar (ser, estar, ficar, entre outros) + verbo principal da ação conjugado no particípio + agente da passiva. É o caso da oração de referência (mesma justificativa da afirmativa III).
Assim, a sequência correta é VA-VA-VP-VP e a alternativa a ser assinalada é a de letra C.
(IFSP - 2016)
Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.
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(IFSP - 2016)
A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.
A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.
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(IFSP - 2013)
Leia atentamente o texto abaixo.
Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?
(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)
per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante
Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de
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(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:
Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!
João Garcia de Guilhade
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