(UEFS 2015 - Meio do ano)
A principal crítica da charge está voltada para
a superficialidade das relações sociais antigamente.
o interesse imediatista dos indivíduos no cotidiano pós-moderno.
a valorização da solidão em detrimento da interação entre pessoas no dia a dia.
o isolamento e individualismo dos seres humanos no contexto das novas tecnologias.
a dependência tecnológica e a intolerância a diálogos diretos diante do advento das redes sociais.
Gabarito:
o isolamento e individualismo dos seres humanos no contexto das novas tecnologias.
A principal crítica da charge está voltada para
a superficialidade das relações sociais antigamente. Comentário: alternativa incorreta. A charge critica a atual superficialidade das relações sociais. É reforçado pela charge que antigamente as relações sociais eram mais próximas, por exemplo, tirar uma foto ao invés de uma simples selfie.
o interesse imediatista dos indivíduos no cotidiano pós-moderno. Comentário: alternativa incorreta. Não é destacado a questão da imediatismo, mas dos efeitos da tecnologia nas interações sociais, como é destacado a questão da fotografia no passado e a selfie nos tempos atuais.
a valorização da solidão em detrimento da interação entre pessoas no dia a dia. Comentário: alternativa incorreta. A solidão pode ser um possível efeito gerado pela renovação dos recursos tecnológicos, porém não é essa marca presente na crítica da charge.
o isolamento e individualismo dos seres humanos no contexto das novas tecnologias. Comentário: alternativa correta. A charge destaca pela fala do personagem o passado de interação entre as pessoas e o presente que represente essa ausência, marcada pelo isoamento e individualidade.
a dependência tecnológica e a intolerância a diálogos diretos diante do advento das redes sociais. Comentário: alternativa incorreta. Não há nenhum elemento verbal e não-verbal presente na charge que conta a questão da dependência tecnológica e da intolerância nas redes sociais.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão