(UEFS 2015 - Meio do ano)
A análise dos aspectos linguísticos e de seus efeitos de sentido está correta em
A oração “quando a gente tinha que pedir a outras pessoas” complementa o sentido da forma verbal “Lembra”, contextualizado uma referência temporal no passado.
A expressão “a gente” evidencia uma transgressão gramatical considerada uma variação diastrática, visto que explicita a classe social a que pertencem as personagens.
A forma verbal “tinha que pedir” é um tempo composto que corresponde a uma ação mais antiga que a outra também usada pelo único indivíduo que se pronuncia nessa charge.
O pronome demonstrativo “aquilo” traz, no contexto, uma referência exofórica, na medida em que retoma a ideia da própria máquina fotográfica de outrora, trazendo-a para a atualidade.
A oração “pra tirar nossas fotos”, a partir da linguagem coloquial, constitui uma circunstância de causa, pondo em destaque o motivo pelo qual essas pessoas faziam amizades em épocas anteriores.
Gabarito:
A oração “quando a gente tinha que pedir a outras pessoas” complementa o sentido da forma verbal “Lembra”, contextualizado uma referência temporal no passado.
A análise dos aspectos linguísticos e de seus efeitos de sentido está correta em
A oração “quando a gente tinha que pedir a outras pessoas” complementa o sentido da forma verbal “Lembra”, contextualizado uma referência temporal no passado. Comentário: alternativa correta. Percebe-se que a oração como todo "Lembra quando a gente tinha que pedir a outras pessoas" é evidente o uso do complemento do verbo "lembra"( quem lembra >>>lembra de algo/alguma coisa)
A expressão “a gente” evidencia uma transgressão gramatical considerada uma variação diastrática, visto que explicita a classe social a que pertencem as personagens. Comentário:alternativa incorreta. A classe social dos personagens da tira não remete diretamente a uma variação linguística diastrática. A expressão "a gente" é utilizado por pessoas de diversas camadas sociais. Essa variação em questão pode ser classificada como histórica, por meio da denotação "a gente" com o valor semântico de "você".
A forma verbal “tinha que pedir” é um tempo composto que corresponde a uma ação mais antiga que a outra também usada pelo único indivíduo que se pronuncia nessa charge.Comentário: alternativa incorreta. A expressão verbal "tinha que pedir" remonta uma ação utilizada unicamente para referir ao passado vivenciado pelo personagem(não há uma ação "mais" antiga a qual ele retrata).
O pronome demonstrativo “aquilo” traz, no contexto, uma referência exofórica, na medida em que retoma a ideia da própria máquina fotográfica de outrora, trazendo-a para a atualidade. Comentário: alternativa incorreta. O termo "aquilo" é referente à ação de solicitar a uma pessoa fotografar e que consequentemente levava uma possível amizade.
A oração “pra tirar nossas fotos”, a partir da linguagem coloquial, constitui uma circunstância de causa, pondo em destaque o motivo pelo qual essas pessoas faziam amizades em épocas anteriores. Comentário: alternativa incorreta. A linguagem coloquial não é responsável por estabelecer uma relação de causa, retratando a razão pela qual o casal faziam amizade na época anterior à ascensão da internet e dos meios tecnológicos.
(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até
Ver questão
(UEFS 2017)
O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Ver questão
(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a
Ver questão
(UEFS - 2016)
Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria
Ver questão