(Ueg 2011) Grupos religiosos, étnicos, nacionais, raciais etc., quando negativamente avaliados, discriminados e/ou segregados, constituem as chamadas ‘minorias’ ou ‘grupos minoritários’. Às vezes, o grupo minoritário é assim considerado por ocupar uma posição subordinada na estrutura de poder de uma sociedade.
Tendo por base a análise do texto e dos cartuns acima, infere-se que
os brancos sul-africanos impuseram o apartheid em virtude de sua predominância numérica sobre o negro na África do Sul, visto que esse era considerado um ser inferior.
os indígenas no Brasil fazem parte das chamadas ‘minorias’, devido ao número a que foram reduzidos pelo domínio do branco, ao longo de quinhentos anos de exploração.
os negros hoje no Brasil não podem ser considerados ‘minoria’, por causa do seu grande número no país. O Brasil abriga atualmente o maior número de negros residindo fora da África.
os conflitos étnicos nacionais vêm se expandindo em quase todos os recantos do planeta, a exemplo da resistência dos tibetanos contra o domínio chinês, dos curdos na Turquia, dos bascos na Espanha, entre tantos outros.
Gabarito:
os conflitos étnicos nacionais vêm se expandindo em quase todos os recantos do planeta, a exemplo da resistência dos tibetanos contra o domínio chinês, dos curdos na Turquia, dos bascos na Espanha, entre tantos outros.
[D]
Como mencionado corretamente na alternativa [D], no final do século XX e início do século XXI, tem se tornado mais evidente os conflitos separatistas por diferenças étnicas. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os brancos na África do Sul são a minoria da população; [B], porque os indígenas são considerados minorias porque são grupos distintos dentro da população do Estado; [C], porque o conceito de minorias não remete à questão quantitativa.
(Ueg 2017)
Considere o seguinte trecho:
“Os gramáticos e os sociolinguistas, cada um com seu viés, costumam dizer que o padrão linguístico é usado pelas pessoas representativas de uma sociedade. Os gramáticos dizem isso, mas acabam não analisando o padrão, nem recomendando-o de fato. Recomendam uma norma, uma norma ideal”. (ref. 1).
Sírio Possenti apresenta nesse trecho uma caracterização da atividade dos gramáticos. Para isso, o autor
(UEG - 2015)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses. Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca:
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(Ueg 2015)
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de Campos e Pontes são respectivamente
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(UEG - 2016)
Em termos verbais, o humor da tira é construído a partir da polissemia presente na palavra
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