Questão 29808

ALBERT EINSTEIN

O náilon 6,6 e o poliestireno são polímeros que apresentam diversas aplicações na indústria. Um técnico misturou inadvertidamente amostras desses polímeros.

Dados:

- densidade do náilon 6,6 = 1,14.cm^{-3}

- densidade do poliestireno = 1,05 g. cm^{-3}

- massa molar do NaCl = 58,5 g. mol^{-1}

Conhecendo a densidade desses materiais, ele decidiu preparar uma solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) para separar as amostras. Para tanto, ele utilizou um balão volumétrico de 5,0 L. A massa de NaCl adequada para essa preparação é

A

120 g.

B

300 g.

C

600 g.

D

1 300 g.

Gabarito:

600 g.



Resolução:

Para que as amostras sejam separadas, é necessário que a solução de cloreto de sódio tenha densidade intermediária, ou seja, entre 1,05 e 1,14 g/cm³ (flotação).

Observando o gráfico, conclui-se que quando a densidade é de 1,05 g/c3³ a concentração é de 1,25 mol/L, aproximadamente. E, quando a densidade é de 1,14 g/cm³ a concentração é de 3,75 mol/L, aproximadamente.

O volume do balão é igual à 0,5 litro:

\	extrm{concentração =};mathrm{frac{m}{MMcdot V}}\\ullet 	extrm{m = massa em gramas}\ullet 	extrm{MM = massa molar em gramas por mol}\ullet 	extrm{V = volume em litros}

 

\1,25=frac{m}{58,5cdot 5};;;;;
ightarrow fbox{m=365,6;g}

\3,75=frac{m}{58,5cdot 5};;;;;
ightarrow fbox{m=1:097;g}

A massa de NaCl deve estar entre 365,6 gramas e 1 097 gramas. A única alternativa que possui massa nesse intervalo: C, m = 600 g.



Questão 11941

(ALBERT EINSTEIN - 2017) Sejam A,B e C subconjuntos do conjunto dos números naturais = {0,1,2,3,4,...}, de modo que:

  • A é o conjunto dos números de 3 algarismos, todos distintos.
  • B é o conjunto dos números que possuem exatamente 1 algarismo 5.
  • C é o conjunto dos números pares.

E sejam os conjuntos: 

  • P = AC
  • Q = ACBC
  • R = BCC

onde a notação XC indica o conjunto complementar do conjunto X.

São elementos respectivos dos conjuntos P, Q e R os números

Ver questão

Questão 12576

(ALBERT EINSTEIN - 2017) O resto da divisão de um polinômio do segundo grau P pelo binômio (x + 1) é igual a 3. Dado que P(0) = 6 e P(1) = 5, o valor de P(3) é 

Ver questão

Questão 12739

ALBERT EINSTEIN

(Fac. Albert Einstein - 2016)

“Depois que a Guerra do Vietnã demonstrou que o mais caro, mais avançado e mais destrutivo aparato militar que o mundo já vira era inteiramente incapaz de dobrar a vontade de um dos povos mais pobres da Terra, o governo norte-americano perdeu temporariamente a maior parte, senão toda a sua credibilidade como vigilante do mundo livre. O resultado foi um vazio de poder, que as forças locais, em conluio franco ou tácito com a União Soviética e seus aliados, exploraram prontamente, de várias maneiras: para completar o processo de libertação nacional dos últimos resíduos do colonialismo europeu, para guerrear entre si na tentativa de reorganizar o espaço político das regiões circunvizinhas e para expulsar do poder os governos que eram clientes dos Estados Unidos.” 

Giovanni Arrighi. O longo século XX. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Unesp, 1996, p. 333. Adaptado. 

A partir do que afirma o texto, pode-se dizer que a derrota militar dos Estados Unidos no Vietnã provocou, entre outros efeitos diretos ou indiretos,

Ver questão

Questão 19256

ALBERT EINSTEIN

(Fac. Albert Einstein - Medicina 2016) Os álcoois sofrem desidratação em meio de ácido sulfúrico concentrado. A desidratação pode ser intermolecular ou intramolecular dependendo da temperatura. As reações de desidratação do etanol na presença de ácido sulfúrico concentrado podem ser representadas pelas seguintes equações.

Sobre a desidratação em ácido sulfúrico concentrado do propano-1-ol foram feitas algumas afirmações.

 

I. A desidratação intramolecular forma o propeno.

II. Em ambas as desidratações, o ácido sulfúrico concentrado age como desidratante.

III. A formação do éter é favorecida em temperaturas mais altas, já o alceno é formado, preferencialmente, em temperaturas mais baixas.

 

Estão corretas apenas as afirmações:

Ver questão