Questão 30354

(UEFS 2015 - Meio do ano) 

Água demais pode fazer mal e até matar. Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe. O líquido constitui 66% do corpo humano e está presente no sangue e nas células, além de preencher os espaços entre eles. O corpo perde água a todo o momento por meio do suor, da urina, fezes e da expiração, entre outras “rotas de fuga”. Reabastecer os estoques é essencial, mas a reidratação também pode ser excessiva. Uma overdose de água pode ser fatal. (ÁGUA..., 2015).

Considerando-se a função renal no controle hídrico do organismo, uma overdose de água pode prejudicial, uma vez que 

A

o rim, após hiperregulação da vasopressina, passa a excretar água em demasia, o que leva o indivíduo a uma desidratação severa em poucas horas. 

B

 hiperativa a ação da aldosterona, retendo íons Na+ no plasma sanguíneo, deixando o sangue hiperosmótico, o que leva o indivíduo ao choque e à morte. 

C

inibe, por feedback negativo, a liberação de ADH pela hipófise, diminuindo a reabsorção de solutos, como íons Na+ e glicose nos rins, o que resulta na perda significativa de substâncias importantes para o corpo, na urina. 

D

ocorre perda devido à filtração excessiva pelos glomérulos renais de solutos essenciais na urina frequente, o que leva a uma desregulação hídrica do indivíduo, e o excesso de água no plasma resulta na plasmoptise das hemácias. 

E

esses órgãos, apesar de ocorrer certa inibição da reabsorção de água pelos rins, não conseguem liberar o grande volume de água, em pouco tempo, através da urina, o que resulta num acúmulo do líquido no plasma sanguíneo e uma diminuição significativa da concentração de Na+ no sangue.

Gabarito:

esses órgãos, apesar de ocorrer certa inibição da reabsorção de água pelos rins, não conseguem liberar o grande volume de água, em pouco tempo, através da urina, o que resulta num acúmulo do líquido no plasma sanguíneo e uma diminuição significativa da concentração de Na+ no sangue.



Resolução:

Apesar dos rins apresentarem controle hormonal para restabelecimento da osmolalidade do sangue, no caso de uma alta ingestão de água, essa regulação apresenta um limite, quando o volume de água ingerido excede o que o rim é capaz de eliminar, a água fica retida no sangue diluindo o sais minerais e causando uma reação em cadeia que pode aumentar o volume sanguíneo, aumentando também a pressão arterial.

Gabarito E.



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão