Questão 37447

Na figura a seguir, são representadas as linhas de força em uma região de um campo elétrico. A partir dos pontos A, B, C, e D situados nesse campo, são feitas as seguintes afirmações:

I. A intensidade do vetor campo elétrico no ponto B é maior que no ponto C.

II. O potencial elétrico no ponto D é menor que no ponto C.

III. Uma partícula carregada negativamente, abandonada no ponto B, se movimenta espontaneamente para regiões de menor potencial elétrico.

IV. A energia potencial elétrica de uma partícula positiva diminui quando se movimenta de B para A.

 

É correto o que se afirma apenas em

A

I.   

B

I e IV.   

C

II e III.   

D

II e IV.   

E

I, II e III.   

Gabarito:

I e IV.   



Resolução:

A intensidade do campo elétrico é maior na região em que a densidade das linhas de força for maior. Nesse caso a intensidade cresce no sentido D -> A, então no ponto B a intensidade do campo elétrico é maior.

Afirmativa I é verdadeira.

 

O potencial elétrico diminui no sentido das linhas de força, então no sentido D -> A o potencial elétrico está diminuindo, logo o potencial elétrico no ponto D é maior que o potencial elétrico no ponto C.

Afirmativa II é falsa.

 

Uma carga elétrica negativa se movimenta no sentido contrário das linhas de força do campo elétrico, logo ela se movimenta no sentido A ->D, que é o sentido em que o potencial elétrico está aumentando. 

Afirmativa III é falsa.

 

V = Ep/q, o potencial elétrico é a razão entre a energia potencial elétrica e a carga. Então se a carga é positiva e constante a energia potencial cresce se o potencial cresce, e diminui se o potencial diminui.

De B para A o potencial diminui pois é o sentido das linhas de força, logo a energia potencial diminui de B para A. 



Questão 1883

(IFSP - 2016) 

Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.

Ver questão

Questão 1884

(IFSP - 2016)

A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.

A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.

Ver questão

Questão 1887

(IFSP - 2013)

Leia atentamente o texto abaixo.

Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?

(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)

per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante

Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de

Ver questão

Questão 1888

(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:

Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!

João Garcia de Guilhade

Ver questão