Questão 38005

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A Christo S. N. Crucificado estando o poeta na
última hora de sua vida.

 

Meu Deus que estais pendente em um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro.

Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.

Mui grande é vosso amor e meu delito,
Porém pode ter fim todo pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.

Esta razão me obriga a confiar,
Que por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
 

MATOS, Gregório. In: AMADO, James (Org.) Obras Completas de Gregório de Matos. Salvador: Ed. Janaína, 1968. V. I, p. 47.

Sobre aspectos de morfossintaxe presentes no texto, é correto afirmar:

I. A forma verbal de segunda pessoa “estais”, no verso 1, é compatível com o uso do pronome “vosso” nos versos 9, 11 e 14.
II. “viver” (v. 2), “morrer” (v. 3), anoitecer (v. 6) e “ver” (v. 7) estão usados no texto como intransitivos.
III. “hei de” (v. 3) é uma expressão verbal que enfatiza promessa, obrigação ou desejo no futuro.
IV. Na sentença “Mui grande é vosso amor e meu delito” (v. 9), aplica-se uma norma de concordância verbal aceitável.
V. As expressões “Meu Deus” (v. 1), “meu Jesus” (v. 7) e “manso Cordeiro” (v. 8) são apostos.

A alternativa em que todas as afirmativas indicadas estão corretas é a

A

I e II.

B

II e IV.

C

IV e V.

D

I, III e IV.

E

II, III e IV.

Gabarito:

I, III e IV.



Resolução:

AFIRMATIVA I. CORRETA, pois o "estais" é a forma verbal na segunda pessoa do plural (vós), diferentemente do "estás", que é a forma na 2ª pessoa do singular ("tu"). Há paralelismo, portanto, entre a forma verbal do verso 1 e a pessoa ("vós") a que o eu lírico se dirige no poema. Nesse caso, o "vós" é empregado como marca de uma imensa hierarquia e respeito que existe entre o locutor e seu referente. Quando o "interlocutor" de algum texto é uma pessoa ou entidade superior (um rei, um governante, uma autoridade da igreja, Cristo ou o próprio Deus), utiliza-se (ou melhor, utilizava-se) o "vós" como uma espécie de pronome de tratamento, que sinaliza reverência a esse referente. 

AFIRMATIVA II. INCORRETA, pois quase todos os verbos são usados como intransitivos (viver, morrer, anoitecer), com exceção do verbo ver. O verbo "ver" é transitivo direto porque dispensa o uso de preposição para se ligar aos seus complementos (objetos). Basicamente, sua estrutura de predicação é "ver algo", e não "ver a algo / de algo / com algo / para algo...". No caso do poema, temos "ver a brandura". Puxando outros exemplos, temos: "Eu vi um quadro de Bansky no museu"; "As meninas viram a professora se aproximando"; "A empresa tinha visto o erro antes do desastre"; "Vimos o nascer do sol"... Em nenhum dos casos, há necessidade de preposição. Os objetos são diretamente introduzidos.

AFIRMATIVA III. CORRETA, porque a junção de "hei", que é a forma do verbo "haver" no presente do indicativo, seguido da preposição "de" sendo a preposição acompanhado da preposição "de". Quando essa locução funciona junta, vemos que ela se transforma em uma locução hei de. Essa locução, junta, tem o sentido único de expressar uma necessidade.

AFIRMATIVA IV. CORRETA, Quanto à (IV), ela não tem muito a ver com essa questão do "vós". O que se pede é que identifiquemos que a concordância do "é" com um sujeito composto ("vosso amor e meu delito") está de acordo com a norma padrão, pois esses sujeitos estão pospostos e pode haver concordância atrativa. 

AFIRMATIVA V. INCORRETA, pois, por mais que "manso Cordeiro" seja um aposto, as expressões "Meu Deus", no verso 1 e “meu Jesus”, no verso 7, são vocativos.

Logo, a alternativa correta é a letra D.



Questão 7877

(UEFS - 2016) Uma bolha de sabão, esférica, não estouraria se sua área superficial fosse, no máximo, 44% maior. Logo, ela poderia conter um volume de ar em seu interior, sem estourar, até

 

Ver questão

Questão 9193

(UEFS 2017) 

O monóxido de nitrogênio ou óxido nítrico (NO) é um dos principais poluentes do ar atmosférico. As emissões desse gás, considerando a origem antropogênica, são resultados da queima, a altas temperaturas, de combustíveis fósseis em indústrias e em veículos automotores. Uma alternativa para reduzir a emissão de NO para a atmosfera é a sua decomposição em um conversor catalítico. Uma reação de decomposição do NO é quando este reage com gás hidrogênio, produzindo gás nitrogênio e vapor de água conforme as etapas em destaque. Ao realizar algumas vezes a reação do NO com H2 alterando a concentração de um ou de ambos os reagentes à temperatura constante, foram obtidos os seguintes dados:

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Ver questão

Questão 12216

(UEFS - 2016) A soma de todos os números inteiros de 1 a 1.000 que não são múltiplos de 9 é igual a

Ver questão

Questão 12230

(UEFS - 2016)

Se infinitos quadrados, cujas áreas formam uma progressão geométrica decrescente de razão q, pudessem ser empilhados, como na figura, e o quadrado da base tivesse uma área de 1m2, a altura da pilha, em m, seria

Ver questão