Questão 39684

(IFSP 2014) Abrir clareiras nas matas e construir casas de pau-a-pique em um local totalmente estranho. Este era o primeiro passo dos italianos que chegavam ao Rio Grande do Sul na esperança de melhorar de vida. A chegada dos imigrantes estava de acordo com o que o governo imperial pretendia: importar mão de obra europeia e vender terras gaúchas ainda inabitadas para aumentar a população e a produção agrícola. A ideia era privilegiar italianos que fundassem grupos coloniais no campo, para desenvolver a policultura e abastecer economicamente a região. Quando chegavam, os imigrantes recebiam os lotes de terras, nos quais se praticava uma divisão etária, sexual e familiar das tarefas. (http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/imigracao-tridificil Acesso em: 25.10.2013. Adaptado)

Analisando as informações do texto, é correto afirmar que a imigração italiana no Rio Grande do Sul

A

manteve a mesma lógica de exploração do trabalho escravo.

B

tinha como objetivo concorrer com a produção cafeeira paulista.

C

negou o apoio do governo imperial, pois era financiada pelos fazendeiros.

D

estruturou-se no modelo do colonato e na pequena propriedade policultora.

E

visava substituir a mão de obra dos escravos nas zonas de produção pecuarista.

Gabarito:

estruturou-se no modelo do colonato e na pequena propriedade policultora.



Resolução:

D - O texto é bem claro: “(...) importar mão de obra europeia e vender terras gaúchas ainda inabitadas para aumentar a população e a produção agrícola [colonato] (...) A ideia era privilegiar italianos que fundassem grupos coloniais no campo, para desenvolver a policultura [pequena propriedade policultora] (...) os imigrantes recebiam os lotes de terra (...) [colonato]”.  



Questão 1883

(IFSP - 2016) 

Assinale a alternativa correta no que se refere às cantigas de amor trovadorescas.

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Questão 1884

(IFSP - 2016)

A poesia do Trovadorismo português tem íntima relação com a música, pois era composta para ser entoada ou cantada, sempre acompanhada de instrumental, como o alaúde, a viola, a flauta, ou mesmo com a presença do coro.

A respeito dessa escola literária, assinale a alternativa correta.

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Questão 1887

(IFSP - 2013)

Leia atentamente o texto abaixo.

Com’ousará parecer ante mi
o meu amigo, ai amiga, por Deus,
e com’ousará catar estes meus
olhos se o Deus trouxer per aqui,
pois tam muit’há que nom veo veer
mi e meus olhos e meu parecer?

(Com’ousará parecer ante mi de Dom Dinis. Fonte:http://pt.wikisource.org/wiki/Com%27ousar%C3%A1_parecer_ante_mi. Acesso em:05.12.2012.)

per = por
tam = tão
nom = não
veer = ver
mi = mim, me
parecer = semblante

Sobre o fragmento anterior, pode-se afirmar que pertence a uma cantiga de

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Questão 1888

(IFSP - 2013) No verso – Ai, madre, moiro d’amor! – a função sintática do termo madre é a seguinte:

Non chegou, madre, o meu amigo,
e oje est o prazo saido!
Ai, madre, moiro d’amor!
Non chegou, madre, o meu amado,
e oje est o prazo passado!
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje est o prazo saido!
Por que mentiu o desmentido?
Ai, madre, moiro d’amor!
E oje, est o prazo passado!
Por que mentiu o perjurado?
Ai, madre, moiro d’amor!

João Garcia de Guilhade

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