(UEM 2017) Em relação a atividades artísticas no Paraná, assinale o que for correto.
01) O Paranismo foi um movimento regionalista ocorrido no estado do Paraná na década de 1920 à de 1940, conduzido por um grupo de intelectuais que procurava cultuar e divulgar a história e as tradições do Paraná.
02) O artista e professor Guido Viaro experimentou diversas técnicas: escultura, monotipia, zincogravura, água-forte, ponta-seca, desenho e pintura a óleo.
04) Ao contrário da Música e das Artes Plásticas, a Literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas, porque Curitiba não fazia parte dos grandes centros urbanos do País, onde ocorria a maior parte das novidades literárias.
08) Joaquim foi uma revista lançada na década de 1940, com o objetivo de disseminar novas ideias que enterrassem os modelos acadêmicos de Arte, atualizando a Arte Paranaense de seu tempo.
16) Poty Lazarotto foi ilustrador e muralista. Sua obra, de caráter surrealista, retrata figuras disformes sem compromisso com o Realismo. É considerado um dos artistas menos significativos do Paraná em sua época.
Gabarito:
Resolução:
01 + 02 + 08 = 11.
Correção a partir das incorretas, [04] e [16]. Não é verdade que a literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas. Curitiba, capital do estado do Paraná, estava conectada com os movimentos artísticos e literários contribuindo com grandes artistas e escritores. O escritor Emilio de Menezes, com uma poesia voltada para a sátira, a ironia e com a temática da morte. No Simbolismo, a capital paranaense foi representada por Emiliano Perneta, o Príncipe dos Poetas Paranaenses, que escreve sobre o amor e incentiva o homem a buscar seu destino. Dentre os diversos autores modernistas curitibanos estão Alice Ruiz, escritora e tradutora de haikais, poemas e de uma história para o público infantil; Andrade Muricy, com obras de ficção e ensaios; Dalton Trevisan, um dos autores paranaenses de maior renome nacional, conhecido como o “Vampiro de Curitiba”, devido suas histórias ligadas à cidade e aos temas realistas; Paulo Leminski, autor também de haikais e de uma poesia classificada como “poesia marginal”, além de ser conhecido por suas composições musicais gravadas por artistas como Caetano Veloso e Moraes Moreira; e, por fim, Tasso da Silveira, poeta modernista voltado à religiosidade. Napoleon Potyguara Lazzarotto (1924-1998), ou simplesmente Poty Lazzarotto, foi um importante pintor, ilustrador e muralista curitibano. Estudou litografia na École Supérieure des Beaux-Arts, em Paris, e deu aulas em escolas de arte na Bahia, Recife e Curitiba. Ilustrou livros de Jorge Amado, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha, Machado de Assis, Guimarães Rosa e Gilberto Freire. É autor de várias obras de exposição pública em Curitiba, principalmente murais. Fez, também, os murais da Casa do Brasil, em Paris (1950) e o painel para o Memorial da América Latina, em São Paulo (1988). Portanto, Poty Lazzarotto foi um grande artista do Paraná.
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz
, é um número inteiro, assinale o que for correto.
(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão