Questão 40364

(UFSJ - 2006)

"Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; e se é verdade que nem toda coisa desejamos com vista em outra (...), evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem".

(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 49. (Coleção Pensadores)).

No trecho acima, Aristóteles se refere à política como arte mestra e como um bem porque a política

A

deixa o cidadão livre para legislar em causa própria.

B

determina quais as ciências devem ser estudadas num Estado.

C

visa ao bem humano porque abrange os interesses individuais.

D

tem como objetivo um fim para o indivíduo, maior e mais completo que para o Estado.

Gabarito:

determina quais as ciências devem ser estudadas num Estado.



Resolução:

No texto, Aristóteles aponta que as ações humanas têm um fim; este fim é desejável em si mesmo, e não em nada além dele; e tudo que se deseja é em busca desse fim. Este fim, seria, então, o bem, que seria atingido por meio da virtude e da política.

"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem, mais que todas, este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Política, 1252a).

A política, para Aristóteles, é uma arte mestra e um bem porque é o que permite que os homens, dentro de uma sociedade, por meio de um Estado, promovam o bem comum, desenvolvam a busca pelo conhecimento e resgatem virtudes morais.

b) Correta. determina quais as ciências devem ser estudadas num Estado.
A política determina quais ciências devem ser estudadas num Estado, ou seja, aponta o que deve ser mantido em foco na sociedade.

 

a) Incorreta. deixa o cidadão livre para legislar em causa própria.
A política determina que a legislação atua em função de todos. 

c) Incorreta. visa ao bem humano porque abrange os interesses individuais.
A política visa o bem comum porque abrange os interesses individuais no coletivo.

d) Incorreta. tem como objetivo um fim para o indivíduo, maior e mais completo que para o Estado.
A política tem como objetivo um fim para a comunidade.



Questão 6371

(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão  é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a

Ver questão

Questão 6939

(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e  , é CORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 10320

(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE

Ver questão

Questão 10802

(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a

Ver questão