(UFSJ - 2006)
"Se a função do homem é uma atividade da alma que segue ou que implica um princípio racional e se dizemos que 'um tal-e-tal' e 'um bom tal-e-tal' têm uma função que é a mesma em espécie ..., se realmente assim é [...]".
(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 56. (Coleção Pensadores)).
Assinale a alternativa que completa essa ideia de Aristóteles.
A função do homem é uma espécie de atividade virtuosa do princípio contemplativo da vida.
O princípio racional da vida contemplativa leva o homem às ações boas e virtuosas.
O bem do homem nos aparece como uma atividade da alma em consonância com a virtude.
O princípio contemplativo da alma ignora as atividades racionais e valoriza as virtudes.
Gabarito:
O bem do homem nos aparece como uma atividade da alma em consonância com a virtude.
c) Correta. O bem do homem nos aparece como uma atividade da alma em consonância com a virtude.
O texto expressa que "a função do homem é uma atividade da alma que segue ou que implica um princípio racional", e associa isso ao bem, de modo que o bem do homem se vincula a uma atividade da alma de acordo com a virtude, tendo em vista que a capacidade racional humana provém de sua alma.
O problema com as alternativas A e B estão mais relacionadas a problemas com o texto e com a forma que as alternativas foram escritas, basicamente, porém, com detalhes muito mínimo e pequenos que estão demonstradas a seguir:
a) Incorreta. A função do homem é uma espécie de atividade virtuosa do princípio contemplativo da vida.
Quando a alternativa escreve espécie, ela não se refere à mesma espécie que se refere o texto. Neste, a "espécie" refere-se a categorias de ser, já na alternativa, sendo que na questão, só de ler, percebemos que o contexto a que se refere a "espécie" é diferente. Além disso, a vida é que é contemplativa, e não o princípio da vida que é contemplativo, repare como eles confundem os termos, embaralham eles para confundir.
b) Incorreta. O princípio racional da vida contemplativa leva o homem às ações boas e virtuosas.
Não é o princípio racional da vida contemplativa que leva o homem às ações boas e virtuosas, e se o hábito e a prática moral, que, somado à vida contemplativa, leva o homem à felicidade.
d) Incorreta. O princípio contemplativo da alma ignora as atividades racionais e valoriza as virtudes.
A vida contemplativa não ignora as atividades racionais. Se assim fosse, não seria sequer contemplativa.
(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a
Ver questão
(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e , é CORRETO afirmar que
Ver questão(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE
Ver questão
(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a
Ver questão