(UFFS - 2010)
Husserl considerava a si mesmo e a Heidegger como os pensadores que desenvolviam e aplicavam a fenomenologia na reflexão filosófica, mas o estudo dos pensadores indica que Heidegger se distanciava do fundador da fenomenologia.
Assinale a alternativa que demonstra esse distanciamento.
Heidegger, ao contrário de Husserl, assumia o conceito de ser como evidente.
Heidegger considerava a fenomenologia como a própria forma de se filosofar, enquanto que Husserl a via como método.
Heidegger evidencia uma preocupação com a metafísica, ao passo que Husserl construiu uma fenomenologia antimetafísica.
Heidegger, ao contrário de Husserl, buscou resolver o problema do ser recorrendo à consciência.
A redução em Heidegger se refere a dados existenciais da consciência, e em Husserl, ao homem concreto.
Gabarito:
Heidegger evidencia uma preocupação com a metafísica, ao passo que Husserl construiu uma fenomenologia antimetafísica.
c) Correta. Heidegger evidencia uma preocupação com a metafísica, ao passo que Husserl construiu uma fenomenologia antimetafísica.
A preocupação metafísica é central para Heidegger, de modo que ele considera que houve um esquecimento do ser em toda a tradição filosófica, isto é, um abandono à metafísica que ele busca retomar, embora em oposição à discussão predecessora do tema. Husserl, como fundador da escola da fenomenologia, em postura contra os sistemas, trouxe um modelo que inaugurava um método, contra toda especulação ou elaboração metafísica, uma filosofia que fosse “ciência rigorosa”. Opondo-se ao realismo metafísico sem equilíbrio, ela estabelcia limites para os julgamentos da existência e da realidade.
a) Incorreta. Heidegger, ao contrário de Husserl, assumia o conceito de ser como evidente.
Heidegger não assume o conceito de ser como evidente, pois a própria fenomenologia implica na concepção de que se há fen
b) Incorreta. Heidegger considerava a fenomenologia como a própria forma de se filosofar, enquanto que Husserl a via como método.
Heidegger também considera a fenomenologia como método, assim como Husserl.
d) Incorreta. Heidegger, ao contrário de Husserl, buscou resolver o problema do ser recorrendo à consciência.
Quem recorreu à consciência, a partir do conceito de intencionalidade, retomando Franz Bentano, foi Husserl e não Heidegger.
e) Incorreta. A redução em Heidegger se refere a dados existenciais da consciência, e em Husserl, ao homem concreto.
A redução fenomenológica ou epoqué, em Husserl, se refere aos dados existenciais da consciência, e em Heidegger ao ser-no-mundo, ao homem concreto no mundo.
(Uffs 2011) O Estado tem sido definido como um conjunto de instituições políticas, jurídicas e administrativas com jurisdição sobre a população de um país. Hegel sugeria que o estado seria uma criação racional, representando a “coletividade social”.
Essa concepção foi rejeitada por Marx e Engels, que concebiam o Estado como:
(Uffs 2011) A estratificação social no campo é potencializada quando o extensionista (ex. agrônomo) não promove um diálogo que leve em conta as condições históricas, sociológicas e culturais dos agricultores. A mera transmissão de uma determinada técnica agrícola não garante a libertação da possível consciência oprimida por parte do agricultor.
O autor que aponta a necessidade da extensão rural estar vinculada à comunicação libertadora é: