Questão 40459

(UFSJ - 2012)

“Algumas criaturas vivas, como as abelhas e as formigas, que vivem socialmente umas com as outras […] tendem para o benefício comum”.

Para Thomas Hobbes, essa tendência não ocorre entre os homens porque

A

esses insetos, dentro da sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos; seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.

B

as abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estágio ainda.

C

estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.

D

o motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem da soberania da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.

Gabarito:

estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.



Resolução:

c) Correta. estes estão constantemente envolvidos numa competição pela honra e pela dignidade e se julgam uns mais sábios que outros para exercer o poder público, reformam e inovam, o que muitas vezes leva o país à desordem e à guerra civil.
No estado natural, o ser humano é puramente egoísta e mau, é o lobo do homem, ao contrário do senso natural desses insetos em viver em sociedade umas com as outras, para o benefício comum. A condição natural do ser humano é de guerra civil, o que implica que, na sociedade, muitas vezes esse senso egoísta, segundo Hobbes, possa transparecer na violência e na guerra.

 

a) Incorreta. esses insetos, dentro da sua irracionalidade natural, dão lições de conduta aos seres humanos; seja na tarefa diária, seja na politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.
São conceitos que não tem relação qualquer com Thomas Hobbes, tampouco relação entre si: a irracionalidade dos animais como alegoria moral não tem relação com a  politização paradoxal do modelo comunista difundido por Joseph Stalin e Karl Marx.

b) Incorreta. as abelhas e as formigas têm a peculiaridade de construir suas sociedades dentro de uma unidade dinâmica e circular, que poderia ser bem definida como um contrato social se elas fossem humanas. Os seres humanos não atingiram tal estágio ainda.
Primeiro, as abelhas e as formigas não tem qualquer capacidade para formar um contrato social, pois este é fundado segundo a lei natural, isto é, envolve a razão, atributo apenas dos seres humanos. Segundo, os seres humanos atingiram esse estágio do contrato social, na passagem do estado natural para o social.

d) Incorreta. o motivo maior que guia a vida de tais criaturas é a engrenagem da soberania da vontade de criar, da vontade de poder, retomada por Nietzsche e pelo existencialismo.
Essa é a explicação de Nietzsche e do existencialismo, não de Hobbes.



Questão 6371

(UFSJ - 2013) Considerando os valores de θ, para os quais a expressão  é definida, é CORRETO afirmar que ela é sempre igual a

Ver questão

Questão 6939

(Ufsj 2012) Sendo x um arco tal que 0 ≤ x < 2π e  , é CORRETO afirmar que

Ver questão

Questão 10320

(Ufsj 2012) A propulsão de motores por biocombustíveis, a produção de PET para embalagens, a efervescência provocada pela adição de um comprimido antiácido em água e a corrosão do cobre são, respectivamente, exemplos de reações DE

Ver questão

Questão 10802

(UFSJ - 2008) A partir de dados econômicos divulgados na imprensa no dia 20 de julho de 2007, admite-se que, nos últimos 12 meses, o rendimento médio de aplicações na Bolsa de Valores de São Paulo, a IBOVESPA, foi de 17,3%, e que o rendimento da caderneta de poupança, no mesmo período, foi de 3,3%. Um certo investidor aplicou R$ 1 000,00 na bolsa e este mesmo valor na caderneta de poupança, durante um período de dois anos. Sob o regime anual de juros compostos, considerando-se que essas instituições não fazem arredondamento dos rendimentos e não se levando em conta outros fatores, a diferença de rendimentos nessas duas aplicações, ao final do período de aplicação, em reais, será igual a

Ver questão