(UFSJ - 2011)
Sobre a ideia de soberania concebida por Hobbes, é CORRETO afirmar que a soberania:
“se dá por meio do sufrágio universal, seja na república ou na monarquia”.
“é a manifestação da virtù como condição indispensável no governo do príncipe”.
“reside em um homem ou em uma assembleia de mais de um”.
“é a realização plena da paz perpétua entre as nações”.
Gabarito:
“reside em um homem ou em uma assembleia de mais de um”.
c) Correta. Segundo Hobbes, é necessário que a condição humana seja analisada sempre como se os homens vivessem em sociedade.
A soberania, segundo Hobbes, é constituída mediante o contrato, através do qual cada homem renuncia à sua liberdade natural e transfere o seu poder ao soberano. Este pode ser ou um homem ou uma assembleia, e adquire o direito exclusivo do uso da força e a função de proteger seus súditos da morte, sobretudo da morte violenta.
a) Incorreta. Segundo Hobbes, o estado de natureza se confunde com o estado de guerra, pois ambos são uma condição original da existência humana.
Não há ideia de sufrágio universal em Hobbes, antes uma espécie de absolutismo. Hobbes concebia o poder soberano como máximo e absoluto, criado para manter a ordem e a paz, pois, sem ele, a sociedade mergulharia-no caos, onde cada pessoa usaria de sua força para realizar os seus desejos e obter o que lhe é direito. O poder soberano personifica o estado e os cidadãos devem ceder a ele seu poder, para que sejam governados, mas isso não implica, por necessidade, qualquer tipo de sufrágio/eleição. O poder soberano não se sujeita às leis, pois é ele que as determina, embora os cidadãos tenham o direito de se rebelar caso o soberano não seja capaz de fornecer segurança à sociedade.
b) Incorreta. Para Hobbes, o direito dos homens a todas as coisas está desvinculado da guerra de todos contra todos.
A noção de virtú do princípe é de Maquiavel, não de Hobbes.
d) Incorreta. Segundo Hobbes, não há vínculo entre o estado de natureza e a sociedade civil.
A noção de paz perpétua entre as nações é de Kant, não de Hobbes.
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