(UFAC - 2004)
As lendas sempre foram alicerces para os povos antigos. Os gregos, por exemplo, tributavam suas origens aos heróis que protagonizam a poesia de Homero, e os romanos, aos irmãos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte, eternizados no relato do historiador Tito Livio.
Essas explicações lendárias:
São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas.
Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens.
Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado.
Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas.
Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político.
Gabarito:
Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens.
b) Correta. Alteram ou reinventaram fatos históricos, justificando alguma condição ou ação posterior dos homens.
As explicações que lendas e mitos fornecem sobre a origem do mundo, do homem e dos povos alteram e reinventam fatos históricos, justificando as condições em que se encontra o homem e suas ações posteriores.
a) Incorreta. São apenas formas artísticas ou literárias independentes dos interesses políticos, por serem estéticas.
As explicações lendárias abordam fatos reais e não são apenas formas artísticas nem essencialmente estéticas.
c) Incorreta. Sempre se basearam em acontecimentos reais, com o único propósito de explicar o passado.
Tampouco se baseavam sempre em acontecimentos reais, pois não tinham o propósito único de explicar o passado: além de contar a história de determinado povo, suas glórias, vitórias e dificuldades, os mitos explicavam a origem do mundo e dos homens, as características humanas e as condições em que estavam os homens (por exemplo, o mito de Prometeu e Epimeteu explica que o mau existente no mundo foi consequência da abertura da caixa de Pandora).
d) Incorreta. Confirmaram que as civilizações, em sua origem, não possuem vínculos com seu passado lendário, denominado idade das trevas.
As lendas provam que as civilizações, em sua origem, têm fortes vínculos com seu passado lendário.
e) Incorreta. Afirmam uma reação inconsciente de todos os povos, que tem por fundamento o ideal religioso, desligado de qualquer interesse político.
As lendas não são uma reação inconsciente dos povos. Além disso, o ideal religioso não é desligado de interesses políticos.
(UFAC-1997)
O PRIMO
Primeira noite ele conheceu que Santina não era moça. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzébio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O próprio Bento não a deixava mentir, testemunha de sua aflição antes do casamento. Santina pediu perdão, ele respondeu que era tarde - noiva de grinalda sem ter direito.
(Cemitério de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias)
De acordo com a norma culta da língua, a única alternativa gramaticalmente correta é:
(UFAC)
Assinale o verbo que possui a mesma forma no presente, passado e particípio passado.
Ver questão