(UEM - 2017)
Observe a seguinte afirmação sobre a filosofia de Espinosa (1632-1677):
“A filosofia procura explicar tanto a ordem do real como a posição do homem nessa ordem (o que para nós é o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistério e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porquê do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinião dos outros, à própria opinião ou mesmo à própria experiência, se elas forem insuficientes para mostrar as razões de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas serão aceitos como filosóficos os julgamentos fundados na experiência suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razão ou, enfim, na compreensão intelectual daquilo que julgamos.”
VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194.
A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto.
I - O juízo humano é uma opinião, pois a experiência é insuficiente para conhecer a verdade.
II - O entendimento humano dos fenômenos do mundo é impossível, pois depende da vontade de Deus.
III - O intelecto humano tem preponderância sobre a experiência empírica, pois Espinosa é um filósofo racionalista.
IV - O conhecimento do bem e do mal corresponde às ordenações humanas que o entendimento descobre no mundo.
V - O conhecimento sensível é suficiente para a operação racional que produz os juízos do entendimento humano.
Assinale:
V, F, V, V, F.
V, V, V, V, F.
F, V, F, V, V.
F, F, V, V, F.
F, F, V, F, V.
Gabarito:
F, F, V, V, F.
d) F, F, V, V, F.
I - Incorreta. O juízo humano é uma opinião, pois a experiência é insuficiente para conhecer a verdade.
o próprio texto afirma que os julgamentos que se fundamentam na experiência podem ser aceitos como filosóficos, portanto, caminhos para a verdade. "Apenas serão aceitos como filosóficos os julgamentos fundados na experiência suficiente para demonstrarmos o que julgamos [...]”
II - Incorreta. O entendimento humano dos fenômenos do mundo é impossível, pois depende da vontade de Deus.
Spinoza não compartilha dessa opinião da afirmativa e nem o texto sugere que o entendimento humano acerca dos fenômenos depende da vontade de Deus.
III - Correta. O intelecto humano tem preponderância sobre a experiência empírica, pois Espinosa é um filósofo racionalista.
Como o próprio texto demonstra, a experiência ou é recusada, assim como a opinião, ou é utilizada para confirmar os raciocínios deduzidos da razão.
IV - Correta. O conhecimento do bem e do mal corresponde às ordenações humanas que o entendimento descobre no mundo.
Como Espinosa coloca, o conhecimento do bem e do mal corresponde se dá sem o recurso a nenhum mistério e nenhuma arbitrariedade. O seu monismo compreende uma identidade entre o mundo e Deus, uma única substância.
V - Incorreta. O conhecimento sensível é suficiente para a operação racional que produz os juízos do entendimento humano.
Spinoza aponta que a experiência só pode explicar o porquê do bem e do mal se ela fundamentar as inferências do intelecto, ou seja, o conhecimento sensível só pode ser verdadeiro se confirmar o que a razão descobre e percebe do mundo. Assim, não se pode afirmar que o conhecimento sensível é suficiente para a operação racional e produção de juízos, mas sim que a experiência só pode explicar a realidade se confirmar a "compreensão intelectual daquilo que julgamos.”
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz
, é um número inteiro, assinale o que for correto.
(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão