(Uem 2009) Jürgen Habermas constrói um novo sistema filosófico, fundamentado na teoria da ação comunicativa. Em oposição à filosofia da consciência da tradição moderna, que concebe a razão como uma entidade centrada no sujeito, Habermas considera a razão como sendo o resultado de uma relação intersubjetiva entre indivíduos que procuram, por meio da linguagem, chegar ao entendimento.
Assinale o que for correto.
I- Jürgen Habermas perpetua a tradição de René Descartes e, como ele, acredita que o “penso, logo existo” é a primeira certeza a partir da qual podemos alcançar a verdade.
II- Para Jürgen Habermas, a linguagem tem o caráter imperativo, pois afirma verdades encontradas por uma razão que obedece aos preceitos da lógica formal.
III- Jürgen Habermas pertence inicialmente ao grupo dos frankfurtianos, todavia, mesmo se distanciando da Escola de Frankfurt, mantém os principais objetivos dessa corrente filosófica, isto é, o esclarecimento e a emancipação do homem.
IV- Na teoria da ação comunicativa, a verdade é resultado de uma relação dialógica, fundamentada em uma situação ideal de fala, que exclui qualquer relação de poder entre os interlocutores.
V- Jürgen Habermas procura resgatar a reflexão crítica da Ilustração que tem em Kant um dos principais expoentes. A Ilustração opõe-se ao autoritarismo e ao abuso do poder e defende as liberdades individuais e os direitos do cidadão.
Estão corretas:
I, II e III.
I, II e V.
II e III.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
Gabarito:
III, IV e V.
CORRETAS:
III, IV e V.
INCORRETAS:
I. Habermas não perpetua a tradição cartesiana, pelo contrário: aponta o grande erro dos modernos, inclusive Descartes, que foi conceber a razão como algo monológico e subjetivo. Para Habermas, a razão é essencialmente dialógica, partilhada, comunicativa. Os princípios corretos da ação são formulados a partir do conjunto e admitidos em consenso (e não após uma longa reflexão pessoal, como afirmava Descartes).
II. Habermas afirma que a lógica formal tradicional, presa a sistemas formais e frases, é inadequada para o propósito de uma lógica da argumentação, que trata da relação entre falas. Por isso, ele se preocupa em ir além da lógica formal dedutiva e indutiva para desenvolver uma teoria mais completa de raciocínio, que se caracteriza pela proposta de um novo modelo argumentativo, mais próximo do raciocínio jurídico que do matemático. Segundo o filósofo Toulmin, a teoria da argumentação habermasiana leva a forma de uma "lógica informal", no sentido de que um acordo não pode ser imposto (nem dedutivamente, nem por evidências empíricas).
(Uem 2016) Com base em conhecimentos de Geometria Plana, assinale o que for correto.
Ver questão
(Uem 2016) Um espelho tem a forma de uma circunferência de centro O. A partir de um ponto A1 na circunferência é emitido um feixe de luz na direção de um ponto A2, também na circunferência, como mostra a figura adiante. O feixe de luz é então refletido para um ponto A3, e segue refletindo até tocar novamente em A1, de modo que sua trajetória forme um polígono regular. Sabendo que a medida do ângulo α, em graus, entre o raio da circunferência e o feixe de luz , é um número inteiro, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2017) Baseado em conhecimentos sobre cônicas, assinale o que for correto.
Ver questão(Uem 2013) Um recipiente hermeticamente fechado, que pode ter sua temperatura e sua pressão controladas, está preenchido com 30 g de gás hidrogênio, 64 g de gás oxigênio e 84 g de gás nitrogênio. A partir dessas informações, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Assuma que os gases se comportam como gases ideais.
Ver questão