(Unespar 2016)
“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)
Observa-se, na sociedade contemporânea, um comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo o considerado diferente. Existe uma visão do todo a partir das partes, isto é, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:
Utilitarismo;
Alteridade;
Etnocentrismo;
Ideologia;
Xenofobia.
Gabarito:
Etnocentrismo;
C: As sociedades humanas apresentam, comumente, a tendência a reagir com estranhamento à diversidade cultural: partem de seus próprios princípios e concepções para entender a cultura do outro, o que leva à comparações e hierarquização; não tiram as "lentes da própria cultura" para entender as formas de expressão de outras sociedades. É quando indivíduos e grupos percebem toda a realidade circundante por meio de sua ótica, a partir de sua própria etnia e seus valores de mundo. Esse comportamento é o etnocentrismo.
B: A alteridade é o contrário do etnocentrismo: é voltada para o relativismo cultural e consiste, essencialmente, em se colocar no lugar do outro para perceber o mundo a partir da visão dele.
(UNESPAR-PR) No íon nitrato (NO3-1 ) o número de oxidação do nitrogênio é:
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(UNESPAR)
Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, respectivamente:
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(UNESPAR - 2015)
Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:
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