Questão 45145

(ENEM - 2011)

Resultado de imagem para COSTA, C. 4????????? ????. Fev. 2011 (adaptado)

COSTA. Superinteressante. Fev 2011, adaptado.

Os amigos são um dos principais indicadores de bem-estar na vida social das pessoas. Da mesma forma que em outras áreas, a internet também inovou as maneiras de vivenciar a amizade. Da leitura do infográfico, depreendem-se dois tipos de amizade virtual, a simétrica e a assimétrica, ambas com seus prós e contras. Enquanto a primeira se baseia na relação de reciprocidade, a segunda

A

reduz o número de amigos virtuais, ao limitar o acesso à rede.

B

parte do anonimato obrigatório para se difundir.

C

reforça a configuração de laços mais profundos de amizade.

D

facilita a interação entre pessoas em virtude de interesses comuns.

E

tem a responsabilidade de promover a proximidade física.

Gabarito:

facilita a interação entre pessoas em virtude de interesses comuns.



Resolução:

A) INCORRETA: pois não há nenhum dado na propaganda nem em nosso conhecimento de mundo que a amizade assimétrica limita o número de amigos virtuais, vez que a concepção de amizade virtual modificou-se ao longo dos últimos anos, o que faz com que uma pessoa considere sua amiga uma outra que te segue (ou não), mesmo sem conversar com ela.

B) INCORRETA:  porque o anonimato não é obrigatório e, muitas vezes, nem é o ponto de partida para alguns usuários das redes sociais. Se tomarmos como exemplo o Twitter, temos usuários que vão "seguir" outras contas, podendo o perfil desses usuários ser verdadeiro ou não, o que não é pré-requisito. O pré-requisito vai variar de cada um, porque eles vão seguir outras contas das quais eles se identificam. Agora, a amizade simétrica também não parte do anonimato, pelo contrário, ambas as contas mostram sua imagem de perfil (na maioria das vezes) e seu nome, e o ponto de partida é "seguir" ou "adicionar" para ser um amigo e ter uma troca cultural recíproca. Esse é o caso do Facebook em que eu só vou adicionar a pessoa que me pede como amiga caso eu queira e, assim que eu fizer, ambos seremos amigos um do outro, havendo a interação.

C) INCORRETA: pois o próprio cartaz demonstra que a amizade assimétrica possui um ponto contrário a ela, que se trata da dificuldade dessa relação se tornar uma amizade íntima, uma vez que a interação é pública.

D) CORRETA: pois na amizade assimétrica é possível eu seguir uma pessoa pelo que ela me apresentou e que me interessou. Isso não fará que necessariamente a outra pessoa tenha a mesma reciprocidade, mas eu consigo conhecer tudo dessa pessoa somente pelo interesse comum que eu e ela temos.

E) INCORRETA: pois essa responsabilidade não é dada à amizade assimétrica e, dificilmente, à amizade simétrica. Isso porque os dois casos indicados no cartaz são de amizades virtuais, sendo que a proximidade física é proporcionada pelas amizades físicas.



Questão 1778

(ENEM - 2015)

Exmº Sr. Governador:

Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]

ADMINISTRAÇÃO
Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.

Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929.
GRACILlANO RAMOS

RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.

O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor

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Questão 1781

(ENEM - 2015)

Um dia, meu pai tomou-me pela mão, minha mãe beijou-me a testa, molhando-me de lágrimas os cabelos e eu parti.

Duas vezes fora visitar o Ateneu antes da minha instalação.

Ateneu era o grande colégio da época. Afamado por um sistema de nutrido reclame, mantido por um diretor que de tempos a tempos reformava o estabelecimento, pintando-o jeitosamente de novidade, como os negociantes que liquidam para recomeçar com artigos de última remessa; o Ateneu desde muito tinha consolidado crédito na preferência dos pais, sem levar em conta a simpatia da meninada, a cercar de aclamações o bombo vistoso dos anúncios.

O Dr. Aristarco Argolo de Ramos, da conhecida família do Visconde de Ramos, do Norte, enchia o império com o seu renome de pedagogo. Eram boletins de propaganda pelas províncias, conferências em diversos pontos da cidade, a pedidos, à substância, atochando a imprensa dos lugarejos, caixões, sobretudo, de livros elementares, fabricados às pressas com o ofegante e esbaforido concurso de professores prudentemente anônimos, caixões e mais caixões de volumes cartonados em Leipzig, inundando as escolas públicas de toda a parte com a sua invasão de capas azuis, róseas, amarelas, em que o nome de Aristarco, inteiro e sonoro, oferecia-se ao pasmo venerador dos esfaimados de alfabeto dos confins da pátria. Os lugares que os não procuravam eram um belo dia surpreendidos pela enchente, gratuita, espontânea, irresistível! E não havia senão aceitar a farinha daquela marca para o pão do espírito.

POMPEIA, R. O Ateneu. São Paulo: Scipione, 2005.

Ao descrever o Ateneu e as atitudes de seu diretor, o narrador revela um olhar sobre a inserção social do colégio demarcado pela

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Questão 1782

Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

 

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que

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Questão 1783

(ENEM - 2015)

Tudo era harmonioso, sólido, verdadeiro. No princípio. As mulheres, principalmente as mortas do álbum, eram maravilhosas. Os homens, mais maravilhosos ainda, ah, difícil encontrar família mais perfeita. A nossa família, dizia a bela voz de contralto da minha avó. Na nossa família, frisava, lançado em redor olhares complacentes, lamentando os que não faziam parte do nosso clã. [...]

Quando Margarida resolveu contar os podres todos que sabia naquela noite negra da rebelião, fiquei furiosa. [...]

É mentira, é mentira!, gritei tapando os ouvidos. Mas Margarida seguia em frente: tio Maximiliano se casou com a inglesa de cachos só por causa do dinheiro, não passava de um pilantra, a loirinha feiosa era riquíssima. Tia Consuelo? Ora, tia Consuelo chorava porque sentia falta de homem, ela queria homem e não Deus, ou o convento ou o sanatório. O dote era tão bom que o convento abriu-lhe as portas com loucura e tudo. “E tem mais coisas ainda, minha queridinha”, anunciou Margarida fazendo um agrado no meu queixo. Reagi com violência: uma agregada, uma cria e, ainda por cima, mestiça. Como ousava desmoralizar meus heróis?

TELLES, L. F. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Representante da ficção contemporânea, a prosa de Lygia Fagundes Telles configura e desconstrói modelos sociais. No trecho, a percepção do núcleo familiar descortina um(a)

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