Questão 54581

(UFPA) "Liberdade de pensamento é a vida da alma."

(do Ensaio de poesia épica, em 1727)

Para os historiadores filósofos do século XVIII, tal como Voltaire, a insatisfação com os cânones da Igreja e do absolutismo monárquico provocaram a denúncia do obscurantismo como se observa na afirmação do(a)

A

reconhecimento da igreja institucional.
 

B

valorização da liturgia em latim.

C

postura mística da Igreja, que sustentava o dogma da trindade.

D

convivência enclausurada nos mosteiros e abadias.

E

exercício da razão na experiência religiosa.

Gabarito:

exercício da razão na experiência religiosa.



Resolução:

a) reconhecimento da igreja institucional.

Incorreto. Não havia esse reconhecimento da igreja institucional, uma vez que o iluminismo criticava a dominação religiosa naquele contexto. 

b) valorização da liturgia em latim.

Incorreto. Não houve essa valorização.

c) postura mística da Igreja, que sustentava o dogma da trindade.

Incorreto. A insatisfação com os cânones da Igreja não estava ligado postura mística da Igreja, e sim ao domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento naquele contexto. 

d) convivência enclausurada nos mosteiros e abadias.

Incorreto. A insatisfação com os cânones da Igreja não estava ligado a convivência enclausurada nos mosteiros e abadia, e sim ao domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento naquele contexto. 

e) exercício da razão na experiência religiosa.

Correta. Esse exercício da razão da experiência religiosa é perceptível quando o excerto da questão diz: ''Liberdade de pensamento é a vida da alma.'' O Iluminismo foi um importante movimento que consagrou a liberdade de pensamento e expressão como um direito natural do homem, e a defesa do livre pensamento foi o pilar da filosofia de Voltaire, algo que era amplamente restringido pela religião naquele contexto.



Questão 1901

(Ufpa 2012) O monólogo dramático “O pranto de Maria Parda”, de Gil Vicente, é um desses textos emblemáticos da produção de um dos mais respeitáveis autores portugueses. A peça dispõe de um conteúdo pelo qual perpassam variados sentidos, ligados a problemas sociais, a preconceito, à paródia, ao grotesco, enfim, nela se encontra uma espécie de mosaico de informações de toda ordem. A riqueza de questões suscitadas no monólogo ainda hoje pode ser considerada, como é da natureza do texto vicentino, de atualidade indiscutível.

Com base no comentário acima, é correto afirmar, relativamente à linguagem e ao conteúdo da peça de Gil Vicente, que

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Questão 2476

(UFPA)

Há no período uma oração subordinada adjetiva:

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Questão 2681

(Ufpa 2012)  “CREPUSCULAR”

 

Há no ambiente um murmúrio de queixume,
De desejos de amor, dais comprimidos...
Uma ternura esparsa de balidos,
Sente-se esmorecer como um perfume.
 
As madressilvas murcham nos silvados
E o aroma que exalam pelo espaço,
Tem delíquios de gozo e de cansaço,
Nervosos, femininos, delicados.
 
Sentem-se espasmos, agonias dave,
Inapreensíveis, mínimas, serenas...
Tenho entre as mãos as tuas mãos pequenas,
O meu olhar no teu olhar suave.
 
As tuas mãos tão brancas danemia...
Os teus olhos tão meigos de tristeza...
É este enlanguescer da natureza,
Este vago sofrer do fim do dia.

 

Camilo Pessanha é considerado o expoente máximo da poesia simbolista portuguesa. Os seus versos reúnem o que há de mais marcante nesse estilo de época por traduzirem sugestões, imagens visuais, sonoras e estados de alma, além de notória ausência de elementos que se detenham em descrição ou em referência objetiva.

 

É correto afirmar que os versos do soneto “Crepuscular” transcritos nas opções, a seguir, traduzem as considerações postas nesses comentários, com exceção de:

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Questão 7796

(UFPA - 1985) O perímetro da base de uma pirâmide hexagonal regular é 24 m; e a altura 6 m. O volume dessa pirâmide mede:

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