Questão 59203

(IFSC - 2015)

Os três “Rs” do desenvolvimento sustentável, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR estão no topo dos projetos alternativos que visam racionalizar o uso dos recursos naturais. As campanhas educativas defendem que no cotidiano das pessoas essas ações podem ser concretizadas por atitudes simples como a redução no uso de sacolas de supermercado, a separação dos resíduos sólidos e o reaproveitamento, por exemplo, de garrafas de refrigerantes para outros fins. Há, entretanto, de acordo com o interesse, divergências na forma como esses três “Rs” são tratados pelos diversos setores que compõe as sociedade.

Leia e analise as afirmações abaixo:

I. Essas divergências existem porque para as indústrias de forma geral não interessa REDUZIR o consumo dos seus produtos. Por isso, ao mesmo tempo que se dizem preocupadas com o meio ambiente, elas fazem grandes investimentos em campanhas publicitárias para incentivar o consumo.
II. O consumo de mercadorias é a base que sustenta o modo de vida capitalista: sem ele, o sistema entra em colapso. Por isso, dos três “Rs”, as grandes corporações capitalistas dão mais ênfase ao REUTILIZAR e ao RECICLAR.
III. Não podemos viver sem consumir, portanto, o problema maior não é tanto na forma e na quantidade que consumimos, mas sim com o destino final dos resíduos sólidos após se completar o ciclo do consumo. Por isso, dos três Rs, o REUTILIZAR e o RECICLAR são de fato os mais importantes porque resolvem o problema dos aterros sanitários.
IV. Os ambientalistas defendem que o desenvolvimento sustentável passa pelo consumo consciente, estimulado por políticas tais como a redução das taxas de juros ao crédito e a isenção de impostos sobre produtos industrializados, e um eficiente controle da natalidade.

Assinale a alternativa CORRETA. 

A

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

B

Apenas a afirmação III é verdadeira.

C

Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.

D

Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.

E

Todas as afirmações são verdadeiras.

Gabarito:

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.



Resolução:

Alternativa I: Correta. O principal desafio para o desenvolvimento sustentável é equilibrar a relação entre consumo (que permite o desenvolvimento das empresas) e a sustentabilidad (que tem como objetivo garantir a preservação da natureza o uso consciente dos recursos naturais). Dessa forma, muitas empresas tendem a privilegiar um desses dois fatores.

Alternativa II: Correta. Como o próprio texto da questão afirma: "Há, entretanto, de acordo com o interesse, divergências na forma como esses três “Rs” são tratados pelos diversos setores que compõe as sociedade." Esse trecho se refere ao fato de não haver uma reflexão profunda na sociedade sobre os nossos padrões de consumo, que seguem sendo estimulados.

Alternativa III. Incorreta. Os 3 R's possuem a mesma importância. É muito importante REDUZIR o consumo geral para racionalizar o uso dos recursos naturais, que são limitados.

Alternativa IV: Incorreta. As medidas citadas não são propostas de ambientalistas para a redução do consumo. Pelo contrário: a ampliação de taxas de crédito é uma medida que visa aumentar o consumo da população, que passar a ter condições mais fáceis de compra. Além disso, um controle de natalidade não é uma proposta relacionada ao desenvolvimento sustentável.



Questão 6040

(IFSC - 2014) Durante uma queda de luz, Carla e Sabrina resolveram brincar fazendo desenhos com as sombras das mãos. Para isso, pegaram duas lanternas diferentes, apontando os feixes de luz para a parede BC. Márcio, que estava no andar superior, observou tudo. A figura a seguir mostra a visão que Márcio tinha da situação. Dados: o ângulo entre as duas paredes CD e BC é 90° e DC=BC, sendo D o ponto onde Carla está e A o ponto onde se encontra Sabrina. Também sabemos que BEC vale 75°.

 

Com base nas informações, analise as proposições abaixo e assinale a soma da(s) CORRETA(S).

01. O ângulo BDC vale 45º.

02. O ângulo BAC vale 80º.

04. O ângulo BCE vale 60º.

08. O ângulo CED vale 105º.

16. O ângulo ABE vale 80º.

32. O ângulo ECD vale 60º.

Ver questão

Questão 26039

(IFSC - 2018)

Leia o texto abaixo para responder à(s) questão(ões).

 

A geração smartphone, que bebe menos álcool, faz menos sexo e não está preparada para a vida adulta

 

Jovens que cresceram na era dos smartphones estão menos preparados para a vida adulta, segundo uma pesquisa americana. A chamada "geração smartphone", daqueles que nasceram após 1995, vem amadurecendo mais lentamente do que as anteriores.

Eles são menos propensos a dirigir, trabalhar, fazer sexo, sair e beber álcool, de acordo com Jean Twenge, professora de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos. Suas conclusões estão no recém-publicado livro iGen: Why Today's Super-Connected Kids are Growing up Less Rebellious, More Tolerant, Less Happy - and Completely Unprepared for Adulthood (iGen: Por que as crianças superconectadas estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes - e completamente despreparadas para a vida adulta, em tradução livre), 1com os resultados de uma investigação baseada em pesquisas com 11 milhões de jovens americanos e entrevistas em profundidade.

Em entrevista à BBC Mundo, o serviço da BBC em espanhol, Twenge explicou que esses jovens cresceram em um ambiente mais seguro e se expõem menos a situações de risco. Mas, por outro lado, chegam à universidade e ao mundo do trabalho com menos experiências, mais dependentes e com dificuldade de tomar decisões. "Os de 18 anos agem como se tivessem 15 em gerações anteriores", comenta Twenge. Ela diz que isto tem relação com a superconectividade típica desta geração, que passa em média seis horas por dia conectada à internet, enviando mensagens e jogando jogos online.

Por conta disto, acabam passando menos tempo com amigos, o que pode afetar o desenvolvimento de suas habilidades sociais. O estudo mostrou ainda que quanto mais tempo o jovem passa na frente do computador, maiores os níveis de infelicidade. "O que me impressionou na pesquisa foi que os adolescentes estavam bastante cientes dos efeitos negativos dos celulares", comentou a pesquisadora. "E um estudo com 200 universitários que fizemos mostrou que quase todos prefeririam ver seus amigos pessoalmente", continua.

Essa consciência, no entanto, não se traduz na prática. A Geração Smartphone, segundo a pesquisa com base no universo americano, sofre com altos níveis de ansiedade, depressão e solidão. 2A taxa de suicídio, por exemplo, triplicou na última década entre meninas de 12 a 14 anos.

3Mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma geração mais realista com o mercado de trabalho e mais disposta a trabalhar duro, o que Twenge vê como "boa notícia para empresas". 4"Eles não têm grandes expectativas como as que tinham os millennials (a geração anterior, dos nascidos após 1980)", compara. 5"Eles estão mais preocupados em estar física e emocionalmente seguros. Bebem menos e não gostam de riscos."

Segundo o livro, por terem uma infância mais protegida, têm um crescimento mais lento. Para Twenge, 6"não gostam de fazer coisas nas quais não se sintam seguras, o que fazem é adiar os prazeres e as responsabilidades". Embora as principais conclusões pareçam acenar para um sinal de alerta, a pesquisadora comenta que a geração smartphone é tolerante com pessoas diferentes e ativa na defesa de direitos LGBT e da população. "E mais ainda que as gerações anteriores, eles acreditam que as pessoas devem ser o que são", completa.

Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-41080541. Acesso em: 29 Ago, 2017.
 

I. Em “com os resultados de uma investigação baseada em pesquisas com 11 milhões de jovens americanos e entrevistas em profundidade” (ref. 1) as palavras em destaque são substantivos.

II. Em “A taxa de suicídio, por exemplo, triplicou na última década entre meninas de 12 a 14 anos” (ref. 2), a expressão em destaque é um vocativo.

III. Em “Eles não têm grande expectativas como as que tinham os millennials” (ref. 4), as palavras em destaque são artigos.

IV. Em “Eles estão mais preocupados em estar física e emocionalmente seguros. Bebem menos e não gostam de riscos” (ref. 5), as palavras em destaque são verbos.

V. Em “não gostam de fazer coisas nas quais não se sintam seguras, o que fazem é adiar os prazeres e responsabilidades” (ref. 6), as palavras em destaque são adjetivos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão

Questão 32692

(IFSC)

O óleo de cozinha usado não deve ser descartado na pia, pois causa poluição das águas e prejudica a vida aquática. Em Florianópolis, a coleta seletiva de lixo recolhe o óleo usado armazenado em garrafas PET e encaminha para unidades de reciclagem. Nessas unidades, ele é purificado para retirar água e outras impurezas para poder, então, ser reutilizado na fabricação de sabão e biocombustíveis.

Fonte: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=reoleo&menu=5

Considerando essas informações e os processos de separação de misturas, é CORRETO afirmar:

Ver questão

Questão 37645

(IFSC - 2015)

Com base na leitura do texto abaixo, responda a(s) questão(ões)

Uma nova preocupação

Desde os meus 16 anos pratico algum tipo de luta. Na faculdade de Educação Física, na UFRJ, vivia dentro do ginásio de lutas. Com grandes mestres aprendi que a luta pode ser um ótimo meio de se educar jovens e crianças e de realizar a tal inclusão social. [...] Nunca fui expoente em nenhuma, porém extraí, de cada uma, conhecimentos e aprendizagens que levo para minha vida. Na luta, aprendi a respeitar, ter disciplina e principalmente... a não usá-la de forma inadequada

Aproveitando a moda do “vale tudo”, nome que deu origem às lutas atualmente conhecidas como MMA (Mix de Artes Marciais), a rede Globo importa um programa que pode, a médio e longo prazo, demolir tudo o que os grandes mestres das lutas conseguiram em anos. Na casa intitulada 1“TUF”, o que se vê é o oposto que qualquer luta deve trazer para seus praticantes. É uma sequência de exemplos negativos [...]. Nos colégios, normalmente as crianças repetem o que seus ídolos fazem [...] agora elas já começam a imitar o Anderson Silva, só que o resultado será diferente. A Educação Física precisa discutir o assunto.

Glossário:
1TUF: é um reality show chamado The Ultimate Fighter

Fonte: Ricardo Oliveira da Silva [CREF 01822–G/RJ]. Espaço do leitor. Revista Educação Física, n. 48, jun. 2013. p. 34. [Adaptado]

Considere o seguinte trecho:

[...] a rede Globo importa um programa que pode, a médio e longo prazo, demolir tudo o que os grandes mestres das lutas conseguiram em anos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão