(UNIT-AL - 2019) Analisando as proposições a seguir, identifique com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Se e , tem-se que .
( ) Se , e , com isso .
( ) Se , , e então .
( ) Todo número inteiro é racional, mas nem todo número racional é inteiro.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
F V V F
V F F V
V V F F
V V F V
V V V F
Gabarito:
V V F V
(i) Se e , tem-se que .
Entendo que esses conjuntos, Q, I e R, tratam dos conjuntos Racionais, Irracionais e Reais, respectivamente. Temos:
, já que
, já que
Portanto, temos que:
, o que é verdade já que o conjunto dos Reais é a união do conjunto dos Racionais com os Irracionais.
(ii) Se , e , com isso .
(iii) Se , , e então .
(iv) Todo número inteiro é racional, mas nem todo número racional é inteiro.
Seja , então , tal que , como exemplo podemos pegar , sempre que quisermos colocar um inteiro como racional, basta escrevermos . Porém, o contrário é falso, tome o número racional , não existe nenhuma representação para esse número dentro dos inteiros.
Considerando-se a PA (131, 124, 117, ... ,−2), pode-se concluir que a soma dos seus termos corresponde a
Ver questão
(UNIT-AL - 2019) Em uma determinada atividade no Ensino Médio, os alunos construíram uma célula eucariótica e utilizou a escala numérica de 100:1. Lembrando-se que, na escala numérica, as unidades são indicadas sempre em centímetros. Supondo-se que a célula construída tenha 10 centímetros de largura e 50 centímetros de comprimento, a medida real dessa célula, em centímetros, de acordo com a escalautilizada, seria, respectivamente,
Ver questão